FGV abre inscrições para o primeiro Exame Nacional de Cartórios

FGV abre inscrições para o primeiro Exame Nacional de Cartórios

Habilitação é um pré-requisito para inscrição em concursos públicos e para atuação em cartório de todo o país

As inscrições para o 1° Exame Nacional de Cartórios (Enac) vão até 27 de fevereiro. A aprovação terá validade de seis anos e é um requisito obrigatório para inscrição em concursos públicos de provimento e remoção referentes à titularidade dos serviços notariais e de registro. O processo seletivo nacional e unificado é organizado pela FGV Conhecimento com taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.

O Exame é um dos novos requisitos para os candidatos que desejam atuar em cartórios extrajudiciais, com objetivo de aumentar a uniformidade, a idoneidade e a qualidade do órgão público.

A partir desta primeira edição, o Enac será aplicado duas vezes ao ano, com uma avaliação em cada semestre. A exigência de apresentação do comprovante de aprovação no Exame Nacional dos Cartórios não se aplica aos concursos com editais já publicados.
A prova contará com 100 questões objetivas, de caráter apenas eliminatório e não classificatório, e está prevista para ocorrer no dia 13 de abril de 2025, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Para checar todas as cidades que terão aplicação, consulte o Edital. O percentual mínimo exigido para a aprovação do Exame é de 60% para os candidatos da ampla concorrência, e para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência a exigência é de 50% de acertos.

O candidato que deseja obter essa habilitação deve ser bacharel em direito, com diploma registrado, em instituição pública ou particular, reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, ou ter exercido, por 10 (dez) anos, função em serviços notariais ou de registros. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser paga por Guia de Recolhimento de Receitas da União até 28 de fevereiro.

A comissão do 1º Exame será presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell Marques. Mais detalhes a respeito do andamento do processo seletivo e das etapas podem ser consultados no site da banca organizadora.

 

Leia mais

Plano de promoção a servidor, se não cumprido, legitima atuação do Judiciário por omissão do Estado

Mesmo com plano de carreira vigente, a omissão do Estado em aplicar suas regras — como promoções e progressões por tempo — viola direitos...

Justiça condena Banco do Brasil a restituir diferença de saldo de PASEP por falha na atualização de valores

Sentença do Juiz Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, da Vara Cível de Manaus, julgou procedente ação movida contra o Banco do Brasil S/A, condenando...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Plano de promoção a servidor, se não cumprido, legitima atuação do Judiciário por omissão do Estado

Mesmo com plano de carreira vigente, a omissão do Estado em aplicar suas regras — como promoções e progressões...

Justiça condena Banco do Brasil a restituir diferença de saldo de PASEP por falha na atualização de valores

Sentença do Juiz Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, da Vara Cível de Manaus, julgou procedente ação movida contra o...

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma postagem nas redes sociais,...

CNU 2025 tem mais de 250 mil inscrições em cotas estabelecidas por lei

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) recebeu 252.596 inscrições para vagas reservadas às cotas de...