CNJ pede ao Supremo acesso à ‘vaza jato’ para inspeção sobre a ‘lava jato’

CNJ pede ao Supremo acesso à ‘vaza jato’ para inspeção sobre a ‘lava jato’

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, pediu ao Supremo Tribunal Federal o compartilhamento das provas da ‘vaza jato’, as mensagens hackeadas entre procuradores. O objetivo é usar o material na inspeção que a Corregedoria está fazendo na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A informação foi revelada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

O material inclui as mensagens, obtidas por hackers, trocadas entre procuradores da chamada operação “lava jato” e o então juiz federal Sergio Moro, hoje senador. Salomão solicitou ainda, segundo a publicação, acesso a uma reclamação relacionada ao advogado Tacla Duran.

O próprio corregedor nacional irá pessoalmente a Curitiba, na próxima sexta-feira (16/6), para colher depoimentos. Toda documentação será usada na correição que fiscaliza a 13ª Vara Federal e o TRF-4.

Em março, ao prestar depoimento ao juiz Eduardo Appio (afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba), Tacla Duran afirmou ter sido vítima de um suposto esquema de extorsão envolvendo Moro e mencionou o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Em abril, uma decisão do desembargador Marcelo Malucelli restabeleceu uma ordem de prisão preventiva contra Tacla Duran. A medida foi suspensa pelo Supremo. O desembargador é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que integra a banca do escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados, do casal Sergio e Rosangela Moro. Posteriormente, o desembargador pediu afastamento de ações ligadas a Tacla Duran.

Malucelli faz parte da 8ª Turma do TRF-4, alvo da inspeção. Além dele, a Turma é formada por Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima.

Na semana passada, de acordo com Bela Megale, envolvidos na correição estiveram na 13ª Vara Federal de Curitiba e no TRF-4, em Porto Alegre. Eles ouviram três desembargadores. Também foram acessados sistemas e movimentações relativas a fases de processos.

Com informações do Conjur

Leia mais

STF suspende chamada de mais de 3 mil candidatos de antigo concurso da PM do Amazonas

Na decisão, Luís Roberto Barroso, do STF, apontou risco de grave lesão à ordem, à economia e à segurança públicas, diante do impacto orçamentário...

STJ: silêncio intencional sobre HIV antes do seguro impede cobrança da apólice em caso do Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão do TJAM que negou indenização securitária a segurado diagnosticado com HIV, por considerar comprovada a má-fé...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF suspende chamada de mais de 3 mil candidatos de antigo concurso da PM do Amazonas

Na decisão, Luís Roberto Barroso, do STF, apontou risco de grave lesão à ordem, à economia e à segurança...

STJ: silêncio intencional sobre HIV antes do seguro impede cobrança da apólice em caso do Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão do TJAM que negou indenização securitária a segurado diagnosticado com HIV,...

Descontos automáticos sem consentimento no INSS violam boa-fé e geram condenação

Uma aposentada que teve descontos realizados sem autorização em seu benefício do INSS vai receber de volta o valor...

Justiça mantém cobrança de IPTU de imóvel em Manaus mesmo com alegação de uso rural

A juíza Ana Maria de Oliveira Diógenes, da Vara de Execução Fiscal Municipal de Manaus, rejeitou pedido que buscava...