O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, determinou que o órgão, por seus auditores, apurem sobre compras, pelas Forças Armadas, em 2018-2022, por unidades militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica que se encontram sediadas nos Estados Unidos da América, e que envolvem R$ 20 bilhões, correspondentes à contabilização de 57.640 transações.
Uma equipe de auditores foi encaminhada para o país norte-americano e a justificativa é que o a equipe de auditores tenha competência legal para analisar as informações e que os dados tenham natureza pública por não envolverem compras estratégicas de defesa.
O objetivo é uma inspeção presencial, para verificar se as transações se encontram regulamente documentadas, bem como a constatação dos valores despendidos com os objetos adquiridos, além de uma checagem para verificar a regularidade de procedimentos que possam estar em fase de execução. Assim, se poderá deliberar pela ‘economicidade, eficiência e eficácia das compras, deliberou o ministro.