Acusado de tentar matar ex-companheira é condenado a mais de 20 anos de prisão

Acusado de tentar matar ex-companheira é condenado a mais de 20 anos de prisão

O Conselho de Sentença da Vara Única Criminal de Canindé condenou um homem a 20 anos e 3 meses de reclusão por ter esfaqueado sua ex-companheira e agredido o tio dela. A decisão determina que a pena seja cumprida inicialmente em regime fechado. 

De acordo com os autos, em 31 de outubro de 2022, a vítima estava no trabalho quando foi abordada pelo ex-companheiro, que a avistou conversando com outro homem. Na ocasião, o acusado se aproximou, insultou a mulher e ordenou que ela fosse para casa. A situação escalou quando, durante o percurso para a residência, o réu a seguiu. Quando chegaram ao destino, ele pediu para conversar, mas ela recusou, percebendo o perigo iminente. 

Apesar da tentativa de fuga, a mulher foi alcançada pelo ex-companheiro, que começou a desferir golpes de faca em sua barriga. Ao presenciar o ataque, o tio da vítima tentou intervir e foi lesionado. Apesar da gravidade dos ferimentos, ela conseguiu sobreviver. 

O julgamento ocorreu no dia 20 de junho e foi presidido pela juíza Rhaila Carvalho Said, titular da Vara Única Criminal de Canindé. Após analisar as provas e ouvir os depoimentos, os jurados consideraram o réu culpado por tentativa de feminicídio e lesão corporal consumada. A gravidade dos crimes e as circunstâncias que envolveram o caso resultaram na condenação do acusado a uma pena de 20 anos de reclusão pelo primeiro crime e 3 meses de detenção pelo segundo, com o início do cumprimento em regime fechado. 

SEMANA DO JÚRI
A sessão estava na pauta da VII Semana Estadual do Júri, realizada de 17 a 21 de junho. A mobilização, criada para diminuir a quantidade de processos pendentes relativos a ações penais de crimes dolosos contra a vida (homicídios, infanticídios, incitação ao suicídio e aborto), além de promover a celeridade na tramitação dos casos no Judiciário, envolveu diversas comarcas do Estado. 

Em 2024, a iniciativa focou nos julgamentos de feminicídios, homicídios contra mulheres por razões da condição de gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. 

A Semana integra a meta de “Persecução Penal de Ações Penais em Tramitação” da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que há 14 anos coordena os esforços articulados a serem empregados por órgãos de Justiça e de Segurança Pública em todo o país. No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava está à frente dos trabalhos e a juíza Valência Maria Alves de Sousa, titular da 5ª Vara do Júri de Fortaleza, atua como auxiliar. 

Com informações do TJ-CE

Leia mais

TJAM anula prisão preventiva decretada de ofício sem pedido do Ministério Público

A Justiça do Amazonas considerou ilegal a prisão preventiva decretada de ofício, sem pedido do Ministério Público, por violar a Súmula 676 do STJ...

TRT do Amazonas fixa que é possível cobrar honorários em processo individual sobre ação coletiva

O Tribunal do Trabalho do Amazonas entendeu que o pedido feito individualmente após sentença coletiva é um novo processo, o que permite pagar advogado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Os locais de aplicação das provas do concurso público do Ministério Público da União (MPU) no próximo domingo (4) já...

Comissão aprova integração de saúde e assistência social em instituições de longa permanência para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que prevê a integração dos serviços oferecidos em...

Comissão aprova pena maior para crime cometido com uso de IA contra idoso e pessoa com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que...

Plano não pode limitar tratamento de TEA ao município do paciente

Planos de saúde não podem limitar a cobertura de tratamentos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) a...