Militares do TCE-AM concluem cursos de capacitação de proteção e primeiros-socorros

Militares do TCE-AM concluem cursos de capacitação de proteção e primeiros-socorros

Um grupo de 22 policiais e bombeiros militares que integram o efetivo de segurança da Diretoria de Assistência Militar do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) concluiu, nesta semana, cursos de capacitação para segurança de autoridades ‘VIP’ e de primeiros-socorros. Realizado em Ribeirão Pires, no Estado de São Paulo, os treinamentos foram sediados e coordenados pelo Centro de Treinamento Tático da Companhia Brasileira de Cartuchos (CTT/CDC) e pela Taurus, fabricante de armamentos brasileiros.

Segundo o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o treinamento faz parte da missão do TCE em capacitar todo o efetivo de segurança com especializações que atendam às atividades do setor.

“Anualmente enviamos cerca de dez policiais para que sejam treinados, mas em 2021 decidimos expandir essa capacitação para que o maior número possível de policiais possam ser especializados, conferindo maior segurança para todos nas dependências do Tribunal”, comentou o presidente ao revelar que 34 policiais já foram capacitados neste ano, com expectativa de uma nova turma de 12 policiais em setembro.

Dos participantes destacados para os treinamentos, dez bombeiros militares do TCE participaram de uma capacitação específica voltada para primeiros-socorros em combate, com foco em ação no caso de ferimentos com tiro, com facas e com explosivos. O curso, que também durou três dias, foi realizado no município de Itu, também em São Paulo.

Para o diretor de assistência militar do TCE, coronel Heriberto Corrêa, os treinamentos deixam os integrantes da equipe de segurança cada vez mais preparados para eventuais ocorrências no Tribunal.

“Se nós tivermos um acidente de qualquer natureza no Tribunal, teremos um pessoal preparado tanto para reagir, quanto para prestar socorro para pessoas feridas”, explicou. “Procuramos os centros de excelência para que nossos policiais fossem treinados com excelência”, concluiu o diretor.

Todos os cursos duraram três dias e foram realizados durante a última sexta-feira, sábado e domingo, visando interferir o mínimo possível no efetivo de segurança presente nas dependências da Corte de Contas. Cada participante das capacitações recebeu um certificado, que deve ser alocado nos seus assentamentos militares e encaminhado à Diretoria de Recursos Humanos, para que fique reconhecido como uma especialização.

Fonte: Asscom TCE-AM

Leia mais

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento da vaga do quinto constitucional...

Correntista com renda de até um salário-mínimo e descontos indevidos sofre dano moral presumido, fixa TJAM

Para o TJAM, descontos bancários indevidos sobre renda de um salário-mínimo geram dano moral presumido, sem necessidade de prova. Segundo a decisão, quando a renda...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento...

Lei torna crime obstruir o combate ao crime organizado

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30) a Lei 15.245/25, que estabelece pena de reclusão de...

Empresa deve reintegrar trabalhadora com deficiência dispensada sem substituição legal

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença e declarou nula dispensa sem justa causa de trabalhadora...

TST reconhece assédio moral e sexual com base no depoimento da vítima

A Quinta Turma do TST rejeitou examinar recurso de duas empresas de grupo econômico contra decisão que as condenou...