Com novo relator no caso do Banco Master, STF extingue pedido da PF sobre suspeição de ministro

Com novo relator no caso do Banco Master, STF extingue pedido da PF sobre suspeição de ministro

O Supremo Tribunal Federal confirmou a extinção do pedido de declaração de suspeição formulado pela Polícia Federal em face do ministro Dias Toffoli, no contexto das investigações relacionadas ao Banco Master.

O STF também consignou que eventual provocação para apuração de fatos envolvendo ministro da Corte não poderia ser formalizada diretamente pela autoridade policial, por meio de relatório, mas deveria observar a via institucional adequada, com atuação do titular da ação penal pública, isto é, a Procuradoria-Geral da República.

A medida havia sido apresentada com base em relatório elaborado pela autoridade policial, no qual foram reunidos elementos colhidos ao longo da apuração com o objetivo de sustentar eventual comprometimento da imparcialidade do magistrado para a condução do feito.

No curso da controvérsia, o ministro deixou a relatoria do caso, que foi posteriormente redistribuído a novo integrante da Corte. Ainda assim, o Tribunal apreciou o incidente de suspeição apresentado pela Polícia Federal, concluindo pela ausência de requisitos formais mínimos para o seu processamento.

Segundo a avaliação predominante entre os ministros, o documento não apresentava imputação individualizada apta a demonstrar, de forma objetiva, hipótese legal de impedimento ou suspeição nos termos da legislação processual aplicável, o que inviabilizaria a instauração válida do incidente.

Com isso, o STF determinou a extinção do pedido sem análise de mérito, encerrando a discussão quanto à suspeição no plano formal, sem pronunciamento judicial acerca dos fundamentos materiais apontados no relatório.

 

Leia mais

Ingresso em imóvel do Minha Casa Minha Vida por acordo particular não garante regularização

A Justiça Federal do Amazonas decidiu que quem entra em imóvel do Programa Minha Casa Minha Vida por meio de acordo particular — como...

Se o crime ambiental-fim prescreve, o crime-meio também perde efeito para fins de punição

Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas reconheceu a incidência do princípio da consunção em um caso envolvendo crimes ambientais e determinou o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Com novo relator no caso do Banco Master, STF extingue pedido da PF sobre suspeição de ministro

O Supremo Tribunal Federal confirmou a extinção do pedido de declaração de suspeição formulado pela Polícia Federal em face...

TST aumenta indenização a pais e irmãos de trabalhador morto em acidente e reconhece dano moral

A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu aumentar o valor da indenização por danos morais devida...

STJ decide se mudança posterior de interpretação de lei pode rescindir julgado anterior

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a julgar um tema que pode impactar diretamente quem...

Saída de Toffoli do caso Banco Master inspira debates sobre desgaste do STF

Edinho Silva critica “linchamento público” após saída de Toffoli da relatoria do caso Banco Master e expõe tensão entre...