A Justiça aceitou, nesta segunda-feira (3/11), a denúncia contra Ricardo Jardim, de 66 anos, acusado de matar e desmembrar o corpo da namorada, Brasília Costa, de 65 anos, em Porto Alegre. A decisão é da juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo, da 4ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.
Com a decisão, o réu passa à condição de acusado em ação penal e responderá pelos crimes de feminicídio, envolvendo violência doméstica, qualificado pela idade da vítima e pelo recurso que dificultou a defesa; além de vilipêndio e ocultação de cadáver, falsa identidade, falsificação e uso de documentos falsos, invasão de dispositivo informático e furto.
O caso
Segundo a denúncia do Ministério Público, Brasília Costa e o acusado mantinham um relacionamento amoroso e moravam na mesma pensão, localizada na zona norte da Capital.
Após o crime, partes do corpo da vítima foram encontradas em diferentes locais de Porto Alegre, entre eles o torso, localizado em uma mala no guarda-volumes da Estação Rodoviária. Exames de DNA confirmaram que todos os restos mortais pertenciam à vítima, cuja cabeça ainda não foi localizada.
O acusado foi preso em 4 de setembro de 2025 e permanece detido preventivamente.
