Justiça determina cirurgia de urgência para paciente com estenose de uretra

Justiça determina cirurgia de urgência para paciente com estenose de uretra

A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Natal providenciem, em caráter de urgência, uma cirurgia em benefício um paciente diagnosticado com estenose de uretra em até 72 horas. A decisão é da 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
A medida foi concedida por meio de decisão em Agravo de Instrumento. Consta no processo dados de um laudo médico assinado por urologista assistente mostrando que o quadro clínico do paciente exige intervenção cirúrgica imediata, sob risco de infecção e até mesmo de óbito.
De acordo com os autos do processo, mesmo com a inserção do nome do paciente na fila de regulação para a realização do procedimento desde fevereiro de 2024, não houve previsão concreta para a execução da cirurgia, levando o paciente a buscar apoio da Justiça.
No voto, o relator, juiz José Conrado Filho, destacou que “o médico que assiste o paciente possui maior familiaridade com a enfermidade, razão pela qual está apto a expressar a real condição de saúde apresentada, bem como os riscos a que está sujeito caso o procedimento não seja realizado com a brevidade necessária”.
O magistrado também fundamentou o deferimento da tutela de urgência nos princípios constitucionais que tratam da saúde como direito fundamental do cidadão e dever solidário de todos os entes federativos.
Com isso, ficou determinado que o procedimento seja realizado prioritariamente na rede pública, dentro do prazo de 72 horas. Caso não haja viabilidade para a realização da cirurgia dentro do prazo estabelecido, o procedimento deverá ocorrer em instituição particular, com os custos arcados pelo ente público responsável.
Com informações do TJ-RN

Leia mais

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação, autenticidade e preservação da prova. O...

Beto Simonetti alerta para golpe do falso advogado e reforça campanha nacional de prevenção

Em entrevista ao Jornal Nacional, Beto Simonetti destacou o aumento das denúncias e orientou a população a confirmar a identidade de advogados pelo site...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defesa de Bolsonaro usa voto de Fux para tentar reduzir pena no STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta segunda-feira (27) contra a condenação imposta pela Primeira Turma do...

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação,...

Funcionário de ótica tem garantido direito de exercer profissão

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Extrema, no...

STJ: No Tribunal do Júri réu deve ter garantias que assegurem a presunção de inocência

Em uma série de precedentes recentes, o Superior Tribunal de Justiça tem reafirmado a necessidade de que o réu...