Empregabilidade: Justiça do Trabalho apoia mulheres trans e vítimas de violência na III Expo-Mulher em Manaus

Empregabilidade: Justiça do Trabalho apoia mulheres trans e vítimas de violência na III Expo-Mulher em Manaus

Mulheres de grupos marginalizados, especialmente mulheres trans e vítimas de violência, terão a oportunidade de participar de processos seletivos de emprego nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, durante a III Expo-Mulher, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM). A ação de empregabilidade será conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), em parceria com empresas como CDL Manaus, DB Supermercados, Fenix RH, Grupo Alemã e Grupo Gérbera (O Boticário).

O evento, que contará com a parceria do TRT-11, chega à sua terceira edição com o tema “Mulheres que transformam: Poder, Justiça e Inovação”, atuando pelo fortalecimento do protagonismo feminino em diversas áreas e pela oferta de serviços essenciais à população, com foco na inclusão social, na promoção da cidadania e no acesso a direitos fundamentais.

Para o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da equidade de gênero e da dignidade humana. “Trata-se de uma ação concreta de justiça social. Em parceria com empresas comprometidas com a inclusão, estamos criando oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho. Nosso compromisso é com uma Justiça do Trabalho acessível, acolhedora e transformadora, que garante direitos e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o magistrado.

Outros serviços

Além das ações voltadas à empregabilidade, o TRT-11 também oferecerá atendimentos por meio da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher, que funcionarão como espaços de acolhimento, escuta ativa e orientação, recebendo denúncias e encaminhando casos relacionados à violência ou violação de direitos das mulheres. O setor de atermação disponibilizará ainda o serviço de reclamação trabalhista verbal, permitindo que trabalhadoras ingressem com ações na Justiça do Trabalho sem a necessidade de representação por advogado(a), garantindo acesso facilitado à Justiça trabalhista.

Membros do Comitê de Incentivo à Participação Feminina no TRT-11 prestarão orientações jurídicas sobre direitos trabalhistas e previdenciários, assegurando que as mulheres tenham acesso à informação e ao suporte necessário para reivindicar os direitos. Além disso, a equipe da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud) realizará atendimento especializado a mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte psicológico e social, com foco na inclusão, acolhimento e acesso à Justiça.

A juíza auxiliar da Presidência do TRT-11, Carla Nobre, destacou que a participação do Tribunal na III Expo-Mulher reforça o compromisso com a escuta ativa e o acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Mais do que prestar serviços, queremos construir pontes com aquelas que, muitas vezes, enfrentam barreiras para acessar seus direitos. Nesta edição, estaremos oferecendo oportunidades de emprego e atendimentos especializados a mulheres trans e vítimas de violência, reafirmando nosso papel de promover inclusão, dignidade e transformação social por meio da Justiça do Trabalho”, afirmou.

A expectativa é que mais de 3 mil mulheres sejam atendidas nessa edição, segundo a presidente em exercício da Comissão Permanente da Mulher Advogada e secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão. “Este é um evento que oferece serviços essenciais e valoriza as mulheres que estão transformando a sociedade por meio da justiça, do conhecimento e da inovação”, finaliza.

Fonte: TRT-11

Leia mais

TCE: Ex-prefeito que omite dever de entregar documentos à nova gestão pode ter contas rejeitadas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) indeferiu pedido de medida cautelar formulado pela atual prefeita de Amaturá, Maria de Nazaré da...

Justiça mantém Júri de policial acusado de matar jovem e tentar matar outras duas pessoas no Japiim

A decisão de pronúncia exige apenas prova da materialidade do crime e indícios suficientes de autoria, nos termos da lei processual penal, sendo desnecessária...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Caso Mariana: escritório londrino processa mineradoras por conspiração

O escritório britânico de advocacia Pogust Goodhead entrará com nova ação na Corte de Londres contra as mineradoras BHP,...

Mulher é condenada por negligenciar saúde da mãe idosa

A 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou sentença do 1º...

Lula recebe ministros do STF em jantar após sanção dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na noite desta quinta-feira (31) ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para...

Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa MdicO

O tarifaço de 50% imposto pelo governo de Donald Trump exclui 44,6% das exportações brasileiras em valores para os...