FGV abre inscrições para o primeiro Exame Nacional de Cartórios

FGV abre inscrições para o primeiro Exame Nacional de Cartórios

Habilitação é um pré-requisito para inscrição em concursos públicos e para atuação em cartório de todo o país

As inscrições para o 1° Exame Nacional de Cartórios (Enac) vão até 27 de fevereiro. A aprovação terá validade de seis anos e é um requisito obrigatório para inscrição em concursos públicos de provimento e remoção referentes à titularidade dos serviços notariais e de registro. O processo seletivo nacional e unificado é organizado pela FGV Conhecimento com taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.

O Exame é um dos novos requisitos para os candidatos que desejam atuar em cartórios extrajudiciais, com objetivo de aumentar a uniformidade, a idoneidade e a qualidade do órgão público.

A partir desta primeira edição, o Enac será aplicado duas vezes ao ano, com uma avaliação em cada semestre. A exigência de apresentação do comprovante de aprovação no Exame Nacional dos Cartórios não se aplica aos concursos com editais já publicados.
A prova contará com 100 questões objetivas, de caráter apenas eliminatório e não classificatório, e está prevista para ocorrer no dia 13 de abril de 2025, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Para checar todas as cidades que terão aplicação, consulte o Edital. O percentual mínimo exigido para a aprovação do Exame é de 60% para os candidatos da ampla concorrência, e para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência a exigência é de 50% de acertos.

O candidato que deseja obter essa habilitação deve ser bacharel em direito, com diploma registrado, em instituição pública ou particular, reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, ou ter exercido, por 10 (dez) anos, função em serviços notariais ou de registros. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser paga por Guia de Recolhimento de Receitas da União até 28 de fevereiro.

A comissão do 1º Exame será presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell Marques. Mais detalhes a respeito do andamento do processo seletivo e das etapas podem ser consultados no site da banca organizadora.

 

Leia mais

STJ mantém exclusão de candidato por falta de certidão exigida em edital de seletivo no Amazonas

A ausência de documento previsto expressamente em edital de processo seletivo simplificado justifica a eliminação do candidato, não cabendo ao Poder Judiciário flexibilizar regras...

MPAM investiga desabastecimento de medicamentos psiquiátricos na rede pública de Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova projeto que prevê o direito de escolha da pessoa idosa sobre formas de cobrança

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 2 de julho,...

Justiça decide que cliente não é responsável por danos a terceiros em carro alugado

A juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, da 15ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, absolveu uma mulher que foi...

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás, tem início mais uma edição...

Cantadas e uso obrigatório de calça legging em serviço geram indenização a frentista

Pela prática de assédio sexual, abuso do exercício do poder diretivo e coação, sentença proferida na 2ª Vara do...