Gabinete do ministro Fachin promove palestra sobre processos estruturais

Gabinete do ministro Fachin promove palestra sobre processos estruturais

A discussão em torno dos chamados “processos estruturais”, que tratam de violação massiva de direitos, norteou as palestras apresentadas na manhã desta sexta-feira (11) do programa Hora da Atualização, voltado a servidores do gabinete do ministro Edson Fachin e convidados. Ao abrir a reunião, o ministro destacou a importância de refletir sobre esse novo tipo de demanda para aprimorar o trabalho. “O processo estrutural não pode se tornar um processo desestruturado”, afirmou.

Indagações

Qual o papel do Poder Judiciário ao lidar com processos estruturais? Até onde ele pode ir ao intervir em políticas públicas? Como fiscalizar as medidas acordadas para a solução das demandas? O que funciona e o que não funciona na condução de processos estruturais? Todas essas indagações foram apresentadas nas palestras dos professores Edilson Vitorelli e Sergio Cruz Arenhart a uma plateia de cerca de 40 pessoas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido provocado a se manifestar sobre processos que envolvem a violação de direitos de um grupo de pessoas, uma comunidade, uma população ou uma situação que, para ser resolvida, precisa do envolvimento de várias esferas e instâncias do poder público. Esses são os processos estruturais.

Ações em favor do coletivo

São exemplos dessas ações a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, sobre condições degradantes nos presídios, a ADPF 742, sobre covid-19 na população quilombola, a ADPF 976, sobre a população em situação de rua, a ADPF 991 sobre os povos indígenas isolados, a ADPF 635, sobre letalidade policial no Rio de Janeiro, e as ADPFs e 743 e 760, sobre queimadas e desmatamentos na Amazônia e no Pantanal.

Para os palestrantes, são temas complexos que precisam de estratégia e técnica para serem enfrentados e exigem uma condução processual diferenciada do magistrado que comanda os trabalhos. Segundo Vitorelli, não existe resultado ideal, mas um resultado possível de ser alcançado diante de questões tão complexas e multifacetadas.

Já o professor Sérgio Arenhart observou que a própria estrutura desse tipo de processo permite que se veja a situação por diversos ângulos. Uma das primeiras coisas a se considerar diante de um processo estrutural é justamente o ponto de vista pelo qual o caso será examinado. A partir daí, é preciso adaptar a condução processual à realidade material do caso, e não o contrário, para que funcione. Para chegar a uma solução, o juiz deve ter um importante papel conciliatório e de diálogo com as partes, diferentemente de um processo tradicional.

Convidados

Sergio Cruz Arenhart é professor, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutor pela Universidade de Florença, além de procurador-regional da República e ex-juiz federal.
Edilson Vitorelli Diniz Lima é professor, pós-doutor em Direito e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6).

Com informações do STF

Leia mais

STF mantém liminar que destina indenizações trabalhistas ao FAT e FDD

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, na quinta-feira (16), liminar do ministro Flávio Dino que, desde agosto de 2024, limita o destino das indenizações...

Ausência de vínculo ativo impede concessão de aposentadoria especial pelo Regime Próprio, fixa TJAM

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas denegaram mandado de segurança impetrado por um ex-delegado da Polícia Civil que buscava o reconhecimento...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-15 reconhece assédio eleitoral e condena empresa ao pagamento de indenização

A 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reformou sentença de primeiro grau e reconheceu a...

Homem é condenado a 31 anos e 5 meses de prisão por matar a sogra e ocultar o corpo em geladeira

Leandro dos Santos Araújo foi condenado, nesta segunda (20), a 31 anos, 5 meses e 15 dias de prisão...

Justiça do Trabalho nega pedido de equiparação entre licença-paternidade e licença-maternidade

Um engenheiro da Petrobras que queria ampliar o prazo da licença-paternidade de 30 dias, prevista no Acordo Coletivo de...

Cliente agredido por seguranças de bar deve ser indenizado

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação do...