TJSP mantém sentença para passageira viajar com seu cão de apoio emocional em voos domésticos

TJSP mantém sentença para passageira viajar com seu cão de apoio emocional em voos domésticos

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso da Latam e manteve sentença que autorizou uma passageira a viajar com um “cão de apoio emocional” – é um pet que faz parte de tratamento de doenças psicológicas para melhorar a qualidade de vida de alguém. A autora foi diagnosticada com transtorno de adaptação após mudar-se para cidade diversa da qual residia, passando a ter crises de ansiedade e depressão, a presença do seu cão é imprescindível para o seu bem estar.

A autora alegou que faz viagens constantes para Recife pela Latam, sempre na companhia do seu cachorro, de raça bulldog francês. No entanto, a companhia aérea passou a permitir cães de apoio emocional somente em voos internacionais. E com as alterações, não mais seria possível viajar com seu cãozinho.

Em primeira instância, a ação foi julgada procedente para obrigar a Latam a transportar o cão da autora na cabine. A Latam recorreu, mas a decisão foi mantida, por unanimidade, pelos desembargadores do TJ-SP.

O desembargador-relator Castro Figliolia disse que “a necessidade da companhia de animal de suporte emocional é medida terapêutica, cuja finalidade é atenuar os problemas psíquicos que acometem a apelada”

“Anote-se que a locomoção por via área é direito assegurado a todos os cidadãos. Esse direito deve ser exercido por todos em igualdade de condições. Assim, não se justifica a resistência apresentada pela apelante para que a apelada possa viajar na companhia de seu cão de assistência emocional”, completou o relator.

“Dessa forma, deve ser prestado tratamento idêntico a todos que necessitam da companhia do animal para o fim de se atenuar os problemas ocasionados por deficiências físicas ou psíquicas. Assim, correta a decisão que autorizou a apelada a viajar acompanhada de seu cão de assistência emocional enquanto estiver acometida por transtornos psíquicos”, concluiu.

Leia a decisão

 

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PF apreende Ferrari e prende “Careca do INSS” em nova fase da Operação Sem Desconto

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (12/9), a Operação Cambota, nova fase da Operação Sem Desconto, que apura...

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...