TSE propõe reunião com Telegram para discutir formas de colaboração durante as Eleições 2022

TSE propõe reunião com Telegram para discutir formas de colaboração durante as Eleições 2022

No início desta terça-feira (22), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou aos representantes do aplicativo Telegram novo ofício com convite de adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação. O e-mail foi encaminhado ao diretor-executivo do serviço de mensagens, Pavel Durov, e ao escritório de advocacia contratado para representar a empresa no Brasil.

Além de convidar o aplicativo a aderir à iniciativa, Fachin propôs a realização de uma reunião virtual no dia 24 de março com integrantes da Assessoria Especial de Combate à Desinformação do Tribunal para discutir possíveis formas de cooperação entre o Telegram e o TSE para administrar os impactos negativos das notícias falsas no cenário eleitoral deste ano.

“Os acordos em questão propiciam subjacentemente a abertura de canais para um diálogo direto e profícuo, necessário para garantir que a transgressão generalizada e sistemática dos limites da liberdade de expressão, notadamente na senda das práticas desinformativas e disseminadoras de ódio, não comprometa a eficácia do Estado de Direito, por meio da demissão do direito posto”, afirmou o ministro.

Também foi enviada por e-mail uma versão em inglês e em português do Termo de Adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, cujo objetivo é combater fake news relacionadas à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e a todas as fases do processo eleitoral.

Entre outros compromissos, o contrato prevê a indicação de duas pessoas (titular e substituto) para representar a empresa e a atuação dentro do limite de capacidade disponibilizada pelo parceiro para participação no programa.

O acordo será celebrado a título gratuito e não acarreta custos financeiros ou transferência de recursos entre o Telegram e o TSE. O Tribunal já firmou parceria com dezenas de instituições e plataformas digitais e cada um deverá assumir o compromisso de arcar com as despesas necessárias para viabilizar a colaboração.

Com isso, o TSE segue no seu objetivo a fim de garantir a democracia através de informação correta à população.

Fonte: Asscom TSE

Leia mais

Comarca de Rio Preto da Eva abre credenciamento para advogados dativos

A Vara Única da Comarca de Rio Preto da Eva, interior do Amazonas, tornou público o Edital n.º 01/2025, que trata da abertura de...

Redução de limite sem aviso gera indenização, mas juiz afasta obrigação de restabelecimento do crédito

A Justiça do Amazonas condenou o Banco Itaú a indenizar uma cliente em R$ 6 mil por danos morais após a redução unilateral do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comarca de Rio Preto da Eva abre credenciamento para advogados dativos

A Vara Única da Comarca de Rio Preto da Eva, interior do Amazonas, tornou público o Edital n.º 01/2025,...

EUA recua de que Maduro liderava “Cartel de los Soles”, mas reforça acusações de narcoterrorismo

Em direito penal internacional, a precisão fática na formulação de acusações é essencial para a validade jurídica de um...

Redução de limite sem aviso gera indenização, mas juiz afasta obrigação de restabelecimento do crédito

A Justiça do Amazonas condenou o Banco Itaú a indenizar uma cliente em R$ 6 mil por danos morais...

Dever de proteger: mãe responde por estupro de vulnerável por omissão nos cuidados da filha

No direito penal, a omissão deixa de ser juridicamente neutra quando recai sobre quem tinha o dever legal de...