TJ-SP acolhe HC e autoriza pai a manter contato com a filha

TJ-SP acolhe HC e autoriza pai a manter contato com a filha

Por entender que o prosseguimento da investigação poderia resultar em constrangimento ilegal do réu, o desembargador Alex Tadeu Monteiro Zilenovski, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu Habeas Corpus para suspender o inquérito e afastar uma decisão judicial que proibiu um pai de se comunicar com sua filha.

Alvo de uma medida protetiva que o impede de se aproximar de sua ex-mulher, o homem encaminhou uma mensagem de Natal para a filha via WhatsApp. A mãe, porém, não gostou da atitude do ex-companheiro e registrou o fato como quebra da medida protetiva.

Em seguida, ele teve a prisão preventiva decretada pela polícia. O juízo de primeiro grau barrou a prisão, mas proibiu o pai de encaminhar qualquer tipo de mensagem à filha. A defesa do homem, então, impetrou pedido de Habeas Corpus contra a decisão.

No pedido, o advogado Davi Teles Marçal alegou que nenhuma medida protetiva foi decretada em relação à filha do casal e que a proibição poderia prejudicar a reconstrução de laços afetivos entre ela e o pai. Assim, pediu a revogação das medidas referentes à jovem e o trancamento do inquérito policial.

Só uma vítima
Relator do HC, o desembargador Alex Zilenovski considerou que o homem sofreria constrangimento ilegal caso o inquérito prosseguisse. Isso porque os documentos anexados ao pedido deixam claro que, na origem do caso, a ordem de afastamento visava proteger apenas uma pessoa.

“Com efeito, verifica-se que os autos expressamente ressalvam a concessão de medidas protetivas em favor da filha do paciente nos seguintes termos: ‘a decisão de fls. 49/50 não concedeu as medidas em relação à filha do casal’”, anotou Zilenovski.

Além disso, destacou o julgador, o próprio inquérito policial trata como vítima apenas a ex-mulher do réu. Diante disso, ele concedeu a liminar para suspender a investigação e afastar as medidas impostas em relação à jovem.

HC 2008893-09.2024.8.26.0000

Com informações do Conjur

Leia mais

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição de que a eliminação não...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal...

Juros e correção da multa por improbidade começam na data do ato ilícito, ainda que reconhecido depois

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os juros de mora e a correção monetária...

Fiança bancária, quando ofertada pelo devedor, suspende cobrança de créditos não tributários

A apresentação de fiança bancária ou seguro garantia — desde que no valor do débito atualizado e acrescido de...