TCE-AM realiza oficina sobre ginástica cerebral para futuros servidores aposentados

TCE-AM realiza oficina sobre ginástica cerebral para futuros servidores aposentados

Na manhã desta quarta-feira, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e Escola de Contas Públicas (ECP), realizou uma “Oficina da Memória” promovida pela rede de ginástica para o cérebro SUPERA.

As ações fazem parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria “Eterno Aprendiz” (PPA) e hoje contaram com a participação dos servidores da Corte de Contas e dos órgãos públicos municipais, estaduais e do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Para amenizar os impactos da fase de aposentadoria e incentivar o cuidado mental, a “Oficina de Memória” apresentou aos futuros aposentados e representantes das instituições a importância da manutenção cerebral, assim como práticas e atividades que podem estimular na retenção de informações e na rotina do dia a dia.

“Mais uma vez o TCE Amazonas realiza uma palestra que aborda o aspecto mental dos servidores entendendo a pertinência do tema e contribuindo para que passem por essa etapa da vida da melhor forma possível”, afirmou a chefe do Degesp, Merisa Mendes.

Utilizando ferramentas da neurociência para melhorar a qualidade de vida, a empresa pioneira em ginástica cerebral, a escola SUPERA, apresentou para os servidores maneiras para potencializar as competências cognitivas e socioemocionais que podem ajudar no envelhecimento do cérebro.

Realizando dinâmicas que demonstram o estímulo dos neurônios e ativam áreas distintas do cérebro, a equipe do SUPERA Manaus mostrou os benefícios das práticas de fortalecimento mental.

De acordo com a especialista em ginástica para o cérebro e diretora do SUPERA Manaus, Fernanda Okada, o treinamento visa proporcionar mais memória, concentração, raciocínio e performance dando recursos que trabalhem essas habilidades.

“A prática de ginástica cerebral contribui para uma maior qualidade de vida ao longo do processo de envelhecimento possibilitando de forma significativa um aumento da reserva cognitiva, garantindo um desempenho efetivo da memória e do pensamento, postergando o aparecimento de sintomas do Alzheimer”, disse a especialista do SUPERA.

Próxima atividade do PPA 2023

Com o objetivo de estimular o exercício físico e psicológico, conforme o cronograma do PPA 2023, o Cuca Fresca acontece na próxima quarta-feira (12), na Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ASTC).

O evento tem o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida a partir das atividades previstas para o dia e programadas pelos profissionais de diversas áreas que irão acompanhar e orientar no dia.

Com informações do TCE-AM

Leia mais

STJ: Busca sem fundadas razões derruba flagrante e anula provas obtidas pela polícia no Amazonas

O entendimento foi fixado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao julgar o Agravo Regimental no Habeas Corpus 819.536, originário do...

TJAM reexaminará se legítima defesa de policial com morte impede reparação de danos pelo Estado

O Tribunal de Justiça do Amazonas voltará a julgar uma ação que discute se o reconhecimento de legítima defesa em processo criminal impede o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ: Busca sem fundadas razões derruba flagrante e anula provas obtidas pela polícia no Amazonas

O entendimento foi fixado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao julgar o Agravo Regimental no...

Aptidão no momento da dispensa não afasta direito de auxiliar industriário à estabilidade

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a garantia provisória de emprego a um auxiliar industrial da...

Empresa deve indenizar passageira por atraso de mais de 30h

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que...

Cliente deverá indenizar locadora após devolver veículo com débitos e infrações de trânsito

O Poder Judiciário do RN condenou um cliente após devolver a uma empresa um veículo sem quitar o valor...