Portal de notícias deve indenizar por publicar opinião ofensiva contra empresário de Manaus

Portal de notícias deve indenizar por publicar opinião ofensiva contra empresário de Manaus

Fica configurado a Responsabilidade Civil quando alguém exerce de forma abusiva o exercício da liberdade de imprensa e viola os direitos de personalidade de alguém. Com esse entendimento, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas, com voto do relator Cláudio Roessing manteve condenação do portal de notícias – C. e R. Ltda – Me (B. P. do Z.), que publicou matéria ofensiva e que violava o direito de imagem e honra do empresário S. J. S. C. O julgado foi em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do julgamento da ADPF n° 130, que diz que quando a liberdade de expressão colide com os direitos alusivos aos direitos à intimidade e vida privada de alguém, caberá responsabilização civil em consequência do pleno gozo da liberdade de expressão.

Na inicial, o autor alegou que o portal de notícias publicou no site uma opinião pessoal de valor negativo com o intuito de prejudicar a sua imagem e honra, e que os fatos relatados não condiziam com a verdade, além do que, não continha nenhuma utilidade pública a não ser o de prejudicar sua personalidade e vida privada, ofendendo a sua imagem e honra.

Eis um trecho da reportagem:

“JOGO DUPLO: Revoltado por não receber em dia do Governo do Amazonas, dono da ———-” abastece oposição com informações sobre mazela da Saúde no Estado.”

Para o relator, o conteúdo publicado foi ofensivo e atingiu a honra do autor, de modo que não há como se falar em direito de liberdade de imprensa quando esta extrapola os limites amparados pela lei e quando este direito constitucional colide com o direito à honra e imagem de alguém. Avaliando as peculiaridades de cada caso, caberá reparação pelos danos.

De acordo com o desembargador, o Superior Tribunal de Justiça já definiu que a “liberdade de informação, de expressão e de imprensa, por não ser absoluta, encontra limitações ao seu exercício compatíveis com o regime democrático, tais como o compromisso ético com a informação verossímil; a preservação dos direitos da personalidade; e a vedação de veiculação de crítica com o fim único de difamar, injuriar ou caluniar a pessoa”.

Leia o acórdão:

Apelação Cível °0638228-43.2019.8.04.0001. Capital – Fórum Ministro Henoch Reis, 20ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho. Apelantes. C. e R. Ltda – Me (B. P. do Z.) Apelado: S. J. S. C. Relator Cláudio Roessing. APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CONSTITUCIONAL E CIVIL. RESPONSABILIDADE POR MATÉRIA OFENSIVA. COLISÃO ENTRE O DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA E O DIREITO À INTIMIDADE E VIDA PRIVADA. ENTENDIMENTO DO STF. OFENSA À HONRA DEMONSTRADA. POSSIBILIDADE DE REPARAÇÃO ULTERIOR. DANO MORAL CONFIGURADO. O VALOR ARBITRADO NO PRIMEIRO GRAU NÃO É IRRISÓRIO OU DESPROPORCIONAL. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...

Motorista de ônibus receberá hora integral por intervalo de apenas 20 minutos

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Via BH Coletivos Ltda., de Belo Horizonte (MG), a...