Normas consolidadas do TJAM são dispostas em nova ferramenta no site da Instituição

Normas consolidadas do TJAM são dispostas em nova ferramenta no site da Instituição

A Comissão de Consolidação de Normativos do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, formada por servidores da Secretaria de Justiça, com o auxílio da Secretaria de Administração, elaborou a consolidação das normas da instituição e informa sobre a nova ferramenta de pesquisa ao público interno e aos jurisdicionados.

Para organizar e facilitar o acesso às normas existentes no TJAM, a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Administração, em conjunto, realizaram levantamento de dados e, com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, agora disponibilizam as consultas na parte superior do portal institucional, na aba “Atos Normativos”, onde o usuário encontra filtros para realizar pesquisas por data de publicação, origem, assunto e vigência.

Segundo a equipe de trabalho, a consolidação de uma norma (como portaria, resolução ou lei) consiste na análise do texto original e a identificação de todas as alterações sofridas no decorrer do tempo, com o objetivo de demonstrar sua vigência e aplicação no ordenamento jurídico.

As atividades para coleta de dados, localização de normativos originários, conversão para texto digital, revisão de conteúdo, indexação e, ao fim, sua consolidação para disponibilizar à sociedade, foram coordenadas pela Comissão de Consolidação de Normativos do TJAM.

A coordenação destaca que o trabalho foi desenvolvido para facilitar a localização, utilização e identificação rápida por todos que necessitem de informações do Poder Judiciário estadual quando se tratar de normatização e padronização.

As normas estão disponibilizadas em formato de texto e em PDF e contam com a função de visualização dentro do próprio portal. Na página, também está disponível um formulário para as pessoas se comunicarem com a comissão, no caso de dúvidas ou sugestões.

Com informações do Tribunal de Justiça do Amazonas

Leia mais

STF: ausência do Governador por mais de 15 dias sem licença da Assembleia implica perda do cargo

O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade parcial do §1º do art. 53 da Constituição do Estado do Amazonas, por omissão quanto à sanção...

Justiça suspende cursos superiores irregulares de faculdade no Amazonas

A Justiça Federal determinou que a Faculdade do Amazonas (Faam) interrompa a oferta de cursos superiores que não possuem autorização do Ministério da Educação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça garante atendimento a gestante após cancelamento de plano de saúde coletivo

Mesmo ao exercer regularmente o direito à rescisão unilateral de plano de saúde coletivo, a operadora deve assegurar a...

Companhia aérea indenizará passageiros após alteração unilateral de assentos

A implementação do eproc nas unidades de competência do Juizado Especial Cível (JEC) foi concluída e já começa a...

AGU e Interpol firmam acordo de cooperação para fortalecer combate ao crime organizado

Oadvogado-geral da União, Jorge Messias, e o secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Valdecy Urquiza, assinaram, na...

Justiça determina cancelamento de passaporte de devedor foragido no exterior

O juiz José Carlos de França Carvalho Neto, da 1ª Vara Cível do Foro Regional da Lapa, em São...