Juízes dos Estados Unidos têm bloqueado medidas do governo de Donald Trump que prejudicam estudantes estrangeiros. Na quinta-feira (22/5), o juiz federal da Califórnia Jeffrey White impediu o cancelamento dos vistos de estudantes de fora que estudam no país. Na sexta-feira (23/5), a juíza federal Allison Burroughs acatou um pedido da Universidade de Harvard, que processou o governo contra a política que proibia estudantes internacionais na instituição.
A ordem de White determina que o governo não pode mais prender ou deter estudantes estrangeiros por questões imigratórias até que um caso que lida com o mérito dessas detenções tenha sua tramitação concluída no Judiciário. A decisão vale para todo o país.
O juiz também proibiu o governo de transferir estudantes presos para fora dos estados onde moram. O magistrado tomou como referência o caso de Mahmoud Khalil, estudante de mestrado da Universidade Columbia, de origem palestina, que foi preso em Nova York e levado para uma prisão federal em Louisiana.
A decisão de Burroughs suspende a proibição da matrícula de estudantes estrangeiros em Harvard por duas semanas. Novas audiências estão marcadas para os dias 27 e 29 de maio. A universidade, que iniciou a ação, diz que a medida governamental é uma violação flagrante da Constituição americana.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, que aconteceu na sexta-feira, Trump afirmou que considera novas ações contra Harvard.
Com informações do Conjur