Escola de Magistratura do TJAM condecora PGJ do Amazonas com medalha do mérito acadêmico

Escola de Magistratura do TJAM condecora PGJ do Amazonas com medalha do mérito acadêmico

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), órgão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), concedeu a Medalha do Mérito Acadêmico à procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara do Nascimento Albuquerque e a outras 39 personalidades, na tarde de quinta-feira (05/12).

A honraria reconhece e valoriza as contribuições de personalidades que se destacam ou se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, promovendo a excelência e o compromisso com a educação e com o Poder Judiciário.

Ao agradecer pela homenagem e falar aos presentes em nome dos agraciados, a procuradora-geral Leda Mara Albuquerque reforçou que a insígnia recebida era um reconhecimento da Escola de Magistratura pelo comprometimento de cada um em suas respectivas áreas de atuação.

“Cada um dos homenageados notabiliza-se pela excelência em sua área de atuação e pelo necessário compromisso público, dando concretude ao ideal de uma Justiça cada vez maior, melhor e mais inclusiva. Essa homenagem ganha um viés ainda mais honroso por não carregar em sua essência o caráter de natureza pessoal, na medida em que o reconhecimento e o agradecimento não se dão em razão das características pessoais dos homenageados, mas, sim, em razão do serviço e do trabalho por eles prestados, com dedicação e afinco”, comentou a procuradora-geral.

Segundo ela, “o trabalho reconhecido e condecorado existe e se avulta, porque, longe de buscar conquistas particulares, transcende e ultrapassa o indivíduo, alcançando e beneficiando a coletividade, as estruturas de Estado. A homenagem é um tributo ao trabalho árduo e à entrega de cada um, que, ao longo dos anos, empreenderam um esforço constante para melhorar, para aprender, para ensinar com excelência, fazendo a diferença na vida daqueles que sonham com dias melhores e uma sociedade verdadeiramente justa”.

Em seu discurso, o diretor da Esmam e chanceler da honraria, o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, destacou a dedicação, o esforço e o compromisso dos homenageados.

“É um momento especial, porque é dia de prestar uma justa e reconhecida homenagem àqueles que dedicam suas vidas a compartilhar o conhecimento e transformar pessoas, o mundo. Professores, educadores, escritores, juízes, advogados e todos que carregam uma responsabilidade que transcende o tempo e o espaço, plantando sementes que, muitas vezes, só florescerão anos depois. E o fazem com generosidade, porque acreditam na força transformadora da educação, das ideias e do ato de servir como propósito”, disse o desembargador Flávio Pascarelli.

“Hoje, mais do que nunca, vocês são como uma guia nessa travessia incerta. Nesta era de informações efêmeras e verdades fragmentadas, é fundamental ajudar a distinguir o essencial do superficial. A formação do pensamento crítico é o antídoto contra a superficialidade das redes sociais, dos discursos simplificados e das fake news”, enfatizou o direitor da Esmam, sob aplausos de autoridades e dos familiares dos agraciados.

Na cerimônia, também foram agraciados com medalhas e certificados outras 39 pessoas, entre elas a vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereadora Yomara Lins, o superintendente da Zona França de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, e a juíza do Trabalho Stella Cândido, entre outros.

A comenda

Instituídas pela Portaria n.º 032/2023-GABD, de 30 de outubro de 2023, as honrarias da Esmam têm “a finalidade de homenagear professores, escritores e pesquisadores, e aqueles que, por seus méritos e relevante contribuição prestada ao estudo, ao ensino do Direito e da jurisdição, merecem a especial distinção”, segundo a instituição.

A concessão das Medalhas do Mérito Acadêmico e Funcional, segundo a Esman, é precedida por um criterioso processo de análise meritória individual. Este procedimento tem início com a indicação nominal realizada pela direção da Esmam ou por uma comissão prévia designada para esse fim.

Outras honrarias

Leda Mara Albuquerque é docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desde 1992. Em sua trajetória pública, ela coleciona reconhecimentos públicos, entre eles o título de Cidadã Parintinense por Relevantes Serviços Prestados, concedido pela Câmara Municipal de Parintins em 2004; a ordem do Mérito Judiciário TRT 11ª Região em 2018; a medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Amazonas em 2018; medalha de Ouro Cidade de Manaus, concedida pela Câmara Municipal de Manaus em 2019; e a Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) em 2020.

Fonte: Comunicação Social do MPAM

Leia mais

STJ: Busca sem fundadas razões derruba flagrante e anula provas obtidas pela polícia no Amazonas

O entendimento foi fixado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao julgar o Agravo Regimental no Habeas Corpus 819.536, originário do...

TJAM reexaminará se legítima defesa de policial com morte impede reparação de danos pelo Estado

O Tribunal de Justiça do Amazonas voltará a julgar uma ação que discute se o reconhecimento de legítima defesa em processo criminal impede o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ: Busca sem fundadas razões derruba flagrante e anula provas obtidas pela polícia no Amazonas

O entendimento foi fixado pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao julgar o Agravo Regimental no...

Aptidão no momento da dispensa não afasta direito de auxiliar industriário à estabilidade

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a garantia provisória de emprego a um auxiliar industrial da...

Empresa deve indenizar passageira por atraso de mais de 30h

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que...

Cliente deverá indenizar locadora após devolver veículo com débitos e infrações de trânsito

O Poder Judiciário do RN condenou um cliente após devolver a uma empresa um veículo sem quitar o valor...