DPE-AM é destaque em concessão de Habeas Corpus pelo STJ em 2024

DPE-AM é destaque em concessão de Habeas Corpus pelo STJ em 2024

Defensoria Pública amazonense é a terceira do País com mais concessões obtidas proporcionalmente na Corte Superior em 2024

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) é, proporcionalmente, a terceira do País com mais concessões de Habeas Corpus (HC) e Recurso em Habeas Corpus (RHC) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Do total de HCs e RCHs impetrados pelo Amazonas e concedidos pela Corte, entre janeiro e novembro do ano passado, 64,79% tiveram origem na DPE.

Nacionalmente, do total de 18.180 concessões, 7.373 (40,56%) foram para pedidos formulados pelas Defensorias Públicas estaduais. Lideram o ranking as DPEs de Alagoas (70,05%) e do Rio de Janeiro (66,70%). Na quarta e na quinta posições aparecem as Defensorias do Distrito Federal (63,21%) e de Pernambuco (62,92%).

Os dados foram levantados pelo advogado e pesquisador David Metzker, que pesquisa todas as concessões de ordem publicadas no site do STJ com o objetivo de entender como o HC é percebido e admitido pelos ministros da Corte.

Em relação ao Amazonas, o defensor público Fernando Mestrinho, com atuação perante os Tribunais Superiores na área criminal, avalia que o percentual alcançado pela DPE-AM demonstra a capacidade técnica da instituição.

“Esse percentual mostra a qualidade e a importância da Defensoria Pública do Amazonas. Temos muitos advogados qualificados no Amazonas e, mesmo assim, a DPE obteve quase 2/3 dos HC´s concedidos pelo STJ”, ressaltou.

*Sobre o STJ*
Entre as suas atribuições, o Superior Tribunal de Justiça também atua como instância revisora de casos penais, assegurando a aplicação uniforme da legislação federal. Nas 5ª e 6ª Turmas, a Corte analisa, por exemplo, temas relacionados à Lei de Drogas, que chegam, em sua maioria, por meio de Habeas Corpus — instrumento jurídico destinado a garantir a liberdade de quem foi supostamente preso de forma ilegal ou abusiva.

Os pedidos de HC são apresentados ao STJ após serem negados nas instâncias inferiores, como os Tribunais de Justiça ou juizados de primeira instância.

De acordo com o defensor Fernando Mestrinho, os HCs apresentados pela DPE-AM na maioria das vezes tratam de acusações de crimes de tráfico de drogas, roubo e furto.

Foto: Allan Leão

Fonte: Comunicação Social DPEAM

Leia mais

Exigir da defesa prova de falha do Estado por ausência do réu preso em audiência é prova diabólica, diz STJ

Corte manteve decisão proferida em revisão criminal pelo TJAM que anulou ação penal a partir da audiência de instrução, ao reconhecer falha estatal na...

Águas de Manaus falha, cobra de quem não deve e é condenada a pagar danos morais

Juiz Manuel Amaro de Lima, da Vara Cível, declara inexistente débito de R$ 14,5 mil e condena concessionária a pagar R$ 5 mil a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Apreensão de drogas fundada em buscas regulares não comporta anulação, decide STF

Inexiste constrangimento ilegal decorrente de mandado de busca e apreensão regularmente expedido quando a medida está lastreada em diligências...

Justiça confirma que empresa pode impedir recontratação por má conduta

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara de...

TJSC valida provas apresentadas fora do prazo e mantém cobrança de royalties

A 6ª Câmara Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a cobrança de royalties em contrato...

Trabalhadora com doença ocupacional tem direito mantido a indenizações por estabilidade e danos morais

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) manteve, por maioria, decisão de 1º grau...