DPE-AM anuncia 5º Concurso para defensores públicos

DPE-AM anuncia 5º Concurso para defensores públicos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) publicou em seu Diário Oficial a resolução que regulamenta a realização do 5º concurso para a classe inicial da carreira de defensor público.

O certame traz como novidade a inclusão do Direito Ambiental nas provas. 

Aprovação e Próximos Passos

A resolução foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, que autorizou o início do processo de seleção. O próximo passo será a publicação do Edital, que fornecerá informações detalhadas sobre as etapas do concurso e o número de vagas.

A abertura do concurso segue o que determina o 1º parágrafo do artigo 41 da Lei Complementar Estadual nº 01/1990, que prevê a realização de concurso sempre que o número de cargos vagos na classe inicial for igual ou superior a 10% do total. A decisão partiu do Defensor Público Geral.

Vagas e Nomeações Anteriores

A decisão de realizar o concurso considera a vacância de 79 vagas no cargo de defensor público. Contudo, o número de vagas e outros detalhes somente serão informados no edital a ser publicado.

O concurso anterior, ainda vigente até 1º de julho de 2026, já nomeou 11 candidatos neste ano. Além disso, 12 aprovados do 4º concurso ainda aguardam convocação prioritária. A expectativa é de que é alta probabilidade de muitos desses aprovados do último concurso não assumirem o cargo, em razão de aprovações, nomeações e posse em outros certames. Atualmente, de um total de 232 cargos de defensor público previstos em lei, apenas 153 estão ocupados. As vagas remanescentes estão distribuídas entre a 4ª Classe (34 vagas) e a 3ª Classe (45 vagas).

Fases e Provas do Concurso

De acordo com a Resolução n.º 25/2024 CSDPEAM, o 5º concurso será composto por provas e títulos, dividido em quatro fases eliminatórias e classificatórias:

Primeira Fase: Prova escrita objetiva com 100 questões de múltipla escolha, distribuídas em quatro blocos. O primeiro bloco abrange Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Administrativo. O segundo bloco trata de Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal e Criminologia. O terceiro bloco, que inclui Direito Ambiental, é uma novidade e reforça o papel da DPE-AM na proteção de comunidades ambientalmente vulneráveis. O quarto bloco aborda Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, entre outros temas.

Segunda Fase: Provas escritas dissertativas, divididas em duas partes. A primeira parte (PD1) inclui uma peça Processual Penal e questões sobre temas como Direitos Humanos e Direito Constitucional. A segunda parte (PD2) foca em Direito Civil, Direito Ambiental, e outros.

Somente será admitido à prova escrita discursiva o candidato ou candidata que, tendo sido habilitado na prova escrita objetiva, estiver classificado até a 180ª posição.

Terceira Fase: As provas orais, de caráter eliminatório e classificatório, abrangerão as mesmas matérias previstas nas provas escritas objetivas e dissertativas. Os pontos a serem abordados serão sorteados, segundo o Edital. Durante as provas orais, será permitida a consulta de legislação, quando oferecida pelo examinador.

Quarta Fase: Por fim, a prova de títulos terá caráter classificatório e consistirá na verificação de atributos técnico-profissionais de interesse ao exercício das atribuições do cargo, mediante a apresentação de documentos hábeis, comprobatórios das qualificações previstas.

O Edital de abertura definirá os títulos a serem aceitos e seus critérios de avaliação, bem como os documentos necessários à comprovação.

Inclusão e Cotas

O edital prevê que 5% das vagas sejam reservadas para pessoas com deficiência, enquanto 30% das oportunidades serão destinadas a candidatos negros, indígenas e quilombolas.

Novidade no Certame

A inclusão de Direito Ambiental no conteúdo programático das provas é um dos principais destaques do concurso. O tema reflete a atuação da DPE-AM em defesa de grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, ribeirinhos e indígenas, diante de questões relacionadas à degradação ambiental.

Informações

Para mais detalhes sobre o regulamento e as etapas do certame, acesse a edição 2268 (CLIQUE AQUI) do Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM e acompanhe a publicação do Edital em breve.

Leia mais

Justiça reconhece falha da SES e garante reajustes e promoção a servidora da saúde no Amazonas

Decisão do TJAM reforça que servidor não pode ser prejudicado por atraso do governo em realizar avaliação de desempenhoO Tribunal de Justiça do Amazonas...

STF confirma exigência de procuração específica para sindicato sacar verbas trabalhistas no Amazonas

Com a decisão, o Ministro Cristiano Zanin, do STF, confirmou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.  A atuação legítima dos sindicatos em...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ mantém multa de R$ 86 milhões contra Vale por dificultar fiscalização em Brumadinho

​A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, manteve a decisão da Controladoria-Geral da União (CGU)...

Justiça reconhece falha da SES e garante reajustes e promoção a servidora da saúde no Amazonas

Decisão do TJAM reforça que servidor não pode ser prejudicado por atraso do governo em realizar avaliação de desempenhoO...

TRF6 condena União e Minas Gerais por adoções ilegais e fixa indenização de quase R$ 2 milhões

Em uma decisão histórica e emblemática para a proteção dos direitos humanos no Brasil, a Justiça Federal em Minas...

STF confirma exigência de procuração específica para sindicato sacar verbas trabalhistas no Amazonas

Com a decisão, o Ministro Cristiano Zanin, do STF, confirmou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.  A...