Bolsonaro tem depoimento marcado para a próxima quinta-feira na Polícia Federal

Bolsonaro tem depoimento marcado para a próxima quinta-feira na Polícia Federal

Decorrente da Operação ‘Tempus Veritatis’, em trâmite na Polícia Federal, em Brasília, cuja finalidade é a apuração do planejamento e tentativa de um golpe contra as instituições democráticas e o próprio Estado Democrático de Direito, revelado pelos atos do 8 de janeiro, em Brasília, o Inquérito segue com medidas determinadas pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A Polícia mira em Jair Bolsonaro como o principal idealizador articulador da trama golpista. Bolsonaro, intimado para prestar depoimento, terá a oportunidade de relatar sua versão no próximo dia 22, na sede da DPF em Brasília. 

Os primeiros dados contra Bolsonaro se iniciaram com a apreensão pela Polícia Federal de uma minuta golpista. A Federal, com as suspeitas, ampliou o seu campo de atuação, que se fortaleceu com a delação formalizada a favor do ex-ordenança do ex-presidente, o Tenente Coronel Mauro Cid. Cid omitiu da Federal apenas a existência do vídeo, onde Bolsonaro surgiu, produzindo provas contra si mesmo. 

A Hora da Verdade, ou o ‘Tempus Veritatis’, nome em latim da Operação que visa apurar a trama golpista por meio da tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito mirou, de início, na vedação a Bolsonaro de manter-se livremente com o seu passaporte, sendo obrigado a entregá-lo às autoridades encarregadas da investigação.

Os motivos para esse fim são os mesmos exigidos para a decretação da prisão preventiva: perigo que o réu possa representar a uma futura instrução criminal (fuga do país) e a garantia da ordem pública. 

Agora, Bolsonaro foi intimado formalmente para o Inquérito, e deverá comparecer a sede da Polícia Federal, na próxima quinta feira, dia 22, para prestar esclarecimentos acerca dos fatos apurados contra sua pessoa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

a

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PF prende “Careca do INSS” e cumpre mandados contra ex-sócio de Nelson Wilians

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (12/9), a Operação Cambota, nova fase da Operação Sem Desconto, que apura...

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...