Em entrevista ao Jornal Nacional, Beto Simonetti destacou o aumento das denúncias e orientou a população a confirmar a identidade de advogados pelo site confirmaadv.oab.org.br
Em entrevista ao Jornal Nacional da última sexta-feira (24/10), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, fez um alerta à população sobre o golpe do falso advogado, destacando a importância da campanha institucional da entidade contra essa prática criminosa, que tem feito milhares de vítimas em todo o país.
Simonetti explicou que os golpistas se passam por advogados e exigem transferências imediatas de valores sob pretexto de liberar supostos créditos judiciais, utilizando contas de difícil rastreamento.
“A metodologia utilizada por essas organizações criminosas é de exigir imediatamente a transferência de valores por meio de PIX ou de pagamento de boletos. Então, quando houver uma tentativa muito contundente de que aquele direito só será assegurado ao cidadão mediante ao pagamento imediato de qualquer quantia ou qualquer valor, o cidadão já pode desconfiar de que isso não é uma prática lícita”, alertou o presidente da OAB.
O dirigente reforçou que as vítimas devem procurar a OAB e utilizar a plataforma digital ConfirmADV, ferramenta criada pela instituição para verificar a identidade profissional de advogados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).
Desde o lançamento, no fim de abril de 2025, o site confirmaadv.oab.org.br já foi acessado por quase 22 mil pessoas, e mais de 5,7 mil identidades de supostos advogados não foram confirmadas.
A campanha nacional da OAB busca conscientizar a sociedade sobre o risco de transferências financeiras sem a devida verificação da identidade do profissional, reforçando o papel da advocacia na defesa ética e segura dos direitos dos cidadãos.
