Beto Simonetti alerta para golpe do falso advogado e reforça campanha nacional de prevenção

Beto Simonetti alerta para golpe do falso advogado e reforça campanha nacional de prevenção

Em entrevista ao Jornal Nacional, Beto Simonetti destacou o aumento das denúncias e orientou a população a confirmar a identidade de advogados pelo site confirmaadv.oab.org.br

Em entrevista ao Jornal Nacional da última sexta-feira (24/10), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, fez um alerta à população sobre o golpe do falso advogado, destacando a importância da campanha institucional da entidade contra essa prática criminosa, que tem feito milhares de vítimas em todo o país.

Simonetti explicou que os golpistas se passam por advogados e exigem transferências imediatas de valores sob pretexto de liberar supostos créditos judiciais, utilizando contas de difícil rastreamento.

A metodologia utilizada por essas organizações criminosas é de exigir imediatamente a transferência de valores por meio de PIX ou de pagamento de boletos. Então, quando houver uma tentativa muito contundente de que aquele direito só será assegurado ao cidadão mediante ao pagamento imediato de qualquer quantia ou qualquer valor, o cidadão já pode desconfiar de que isso não é uma prática lícita”, alertou o presidente da OAB.

O dirigente reforçou que as vítimas devem procurar a OAB e utilizar a plataforma digital ConfirmADV, ferramenta criada pela instituição para verificar a identidade profissional de advogados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).

Desde o lançamento, no fim de abril de 2025, o site confirmaadv.oab.org.br já foi acessado por quase 22 mil pessoas, e mais de 5,7 mil identidades de supostos advogados não foram confirmadas.

A campanha nacional da OAB busca conscientizar a sociedade sobre o risco de transferências financeiras sem a devida verificação da identidade do profissional, reforçando o papel da advocacia na defesa ética e segura dos direitos dos cidadãos.

Leia mais

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e determinou o trancamento de ação...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a empréstimos consignados contratados por servidores...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Rede social deve reativar conta de influencer que teve perfil suspenso sem justificativa

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal determinou que uma rede social reative a conta de um...

Justiça declara ineficaz cláusula sobre saúde mental em cct por vício formal

A 7ª Turma do TRT da 2ª Região reverteu decisão de 1º grau por unanimidade e declarou a ineficácia...

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que está foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento, por videoconferência, ao Supremo Tribunal Federal...

Justiça condena banco digital por negativação indevida de consumidora; indenização é de R$ 8 mil

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte condenou um banco digital ao pagamento de indenização por danos...