Anatel combaterá chamadas indesejadas com novo sistema de dados

Anatel combaterá chamadas indesejadas com novo sistema de dados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou em janeiro de 2025 uma importante evolução no Sistema de Coleta de Dados. A nova ferramenta permitirá que prestadoras de telefonia móvel e fixa enviem relatórios detalhados sobre o tráfego recebido, incluindo chamadas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing).

Essa modernização promete aumentar a eficiência no combate a fraudes e proteger o consumidor de forma ainda mais célere. De acordo com o Despacho Decisório nº 262/2024/COGE/SCO, alterado pelo Despacho Decisório nº 325/2024/COGE/SCO, as prestadoras receptoras de tráfego indesejado deverão adotar uma série de medidas preventivas de proteção ao consumidor. 

Veja quais são essas medidas: Notificar as prestadoras ofensoras (identificadas como origem das chamadas irregulares); Encaminhar relatórios mensais à Anatel até o dia 15 de cada mês, com informações detalhadas, incluindo: Data das notificações; Razão social e CNPJ das prestadoras ofensoras; Quantitativos e tipos de tráfego irregular; Datas das infrações e informações sobre medidas cautelares aplicadas, como suspensões de interconexão.

Os relatórios permitirão à Anatel monitorar sistematicamente a origem das ligações irregulares e garantir o cumprimento das determinações para suspender usuários ou empresas infratoras.

Multas e Ações Cautelares
O descumprimento dos despachos pode resultar em multas de até R$ 50 milhões, além de encaminhamento de informações às autoridades de segurança pública em casos relacionados a golpes ou fraudes que envolvam, por exemplo, o uso indevido de nomes de instituições financeiras.

Resultados Expressivos no Combate às Ligações Inoportunas
Desde junho de 2022, a Anatel estima uma redução de 184,9 bilhões de chamadas indesejadas no Brasil até dezembro de 2024. Essa queda foi possível graças a um conjunto de medidas técnicas e regulatórias, como:

O programa “Qual empresa me ligou?”
Está sendo implantado um sistema Origem Verificada, que reforça a rastreabilidade de chamadas; Campanhas educativas como o Outubro Ciberseguro, que alertam consumidores sobre práticas de segurança digital.

Proteção ao Consumidor e Repressão a Irregularidades
Com a nova tecnologia de coleta de dados, a Anatel reafirma seu compromisso de enfrentar com rigor as ligações fraudulentas e proteger os consumidores.  

Leia mais

Irregularidade no edital, sem prejuízo à disputa, não leva à suspensão da licitação, decide TCE-AM.

A existência de vício formal em licitação, como falha na divulgação do edital, não enseja a concessão de medida cautelar quando demonstrado que a...

Justiça encerra ação após autora afirmar, em conciliação com o Bradesco, que não sabia do processo

Ajuizamento de demanda sem ciência da parte autora e ausência de poderes expressos outorgados aos advogados levaram à extinção do processo por vício na...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma postagem nas redes sociais,...

CNU 2025 tem mais de 250 mil inscrições em cotas estabelecidas por lei

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) recebeu 252.596 inscrições para vagas reservadas às cotas de...

Irregularidade no edital, sem prejuízo à disputa, não leva à suspensão da licitação, decide TCE-AM.

A existência de vício formal em licitação, como falha na divulgação do edital, não enseja a concessão de medida...

8/1: STF vota para condenar homem que sentou na cadeira de Moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (1°) maioria de votos pela condenação de Fábio...