Anatel combaterá chamadas indesejadas com novo sistema de dados

Anatel combaterá chamadas indesejadas com novo sistema de dados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou em janeiro de 2025 uma importante evolução no Sistema de Coleta de Dados. A nova ferramenta permitirá que prestadoras de telefonia móvel e fixa enviem relatórios detalhados sobre o tráfego recebido, incluindo chamadas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing).

Essa modernização promete aumentar a eficiência no combate a fraudes e proteger o consumidor de forma ainda mais célere. De acordo com o Despacho Decisório nº 262/2024/COGE/SCO, alterado pelo Despacho Decisório nº 325/2024/COGE/SCO, as prestadoras receptoras de tráfego indesejado deverão adotar uma série de medidas preventivas de proteção ao consumidor. 

Veja quais são essas medidas: Notificar as prestadoras ofensoras (identificadas como origem das chamadas irregulares); Encaminhar relatórios mensais à Anatel até o dia 15 de cada mês, com informações detalhadas, incluindo: Data das notificações; Razão social e CNPJ das prestadoras ofensoras; Quantitativos e tipos de tráfego irregular; Datas das infrações e informações sobre medidas cautelares aplicadas, como suspensões de interconexão.

Os relatórios permitirão à Anatel monitorar sistematicamente a origem das ligações irregulares e garantir o cumprimento das determinações para suspender usuários ou empresas infratoras.

Multas e Ações Cautelares
O descumprimento dos despachos pode resultar em multas de até R$ 50 milhões, além de encaminhamento de informações às autoridades de segurança pública em casos relacionados a golpes ou fraudes que envolvam, por exemplo, o uso indevido de nomes de instituições financeiras.

Resultados Expressivos no Combate às Ligações Inoportunas
Desde junho de 2022, a Anatel estima uma redução de 184,9 bilhões de chamadas indesejadas no Brasil até dezembro de 2024. Essa queda foi possível graças a um conjunto de medidas técnicas e regulatórias, como:

O programa “Qual empresa me ligou?”
Está sendo implantado um sistema Origem Verificada, que reforça a rastreabilidade de chamadas; Campanhas educativas como o Outubro Ciberseguro, que alertam consumidores sobre práticas de segurança digital.

Proteção ao Consumidor e Repressão a Irregularidades
Com a nova tecnologia de coleta de dados, a Anatel reafirma seu compromisso de enfrentar com rigor as ligações fraudulentas e proteger os consumidores.  

Leia mais

TJAM investiga magistrado e servidores por paralisação injustificada de recurso

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas determinou a abertura de sindicância para apurar eventual responsabilidade funcional de um magistrado e quatro servidores pela paralisação...

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF deve decidir até dezembro início do cumprimento da pena de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal avalia que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve iniciar o cumprimento da pena em regime...

Justiça fecha acordo para regularizar Ramal com garantia de consulta indígena no Acre

A Subseção Judiciária de Cruzeiro do Sul (AC) homologou, na última quarta-feira (10/9), acordo celebrado entre o Ministério Público...

Justiça do Trabalho condena farmácia por racismo contra funcionária

A Justiça do Trabalho condenou a rede de farmácias Drogasil ao pagamento de uma indenização por danos morais a...

Mauro Cid pede ao STF extinção da pena e devolução de passaporte

A defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, pediu nesta sexta-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal...