As intensas chuvas que castigaram Manaus, no dia de ontem, deixou um saldo mortal conferido pelo Instituto Médico Legal. Ao menos oito pessoas morreram após o soterramento de onze casas, tudo provocado pela chuva, no Bairro Jorge Teixeira, na zona leste, aqui na capital.
Registrou-se o resgate de uma pessoa colocada à salvo, com vida, porém, não resistiu aos ferimentos, e, ao depois, veio à óbito. Pedidos de socorro foram ouvidos no Bairro no momento em que a vítima ainda foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Os casos são acompanhados pessoalmente pelo Governador do Amazonas e pelo prefeito de Manaus.
Há informações, inclusive de David Almeida, de que a região onde ocorreu o desmoronamento é de alto risco, e há mais de 62 áreas nessa mesma situação na cidade. Houve um acumulado de chuvas que somaram 96 mm nas últimas horas em Manaus.
Tudo ocorre ante o aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme, provocando o encharcamento do talude e a consequências, são os deslizamentos das áreas nos bairros atingidos.