Defensoria Pública do Amazonas comemora 35 anos com exposição na Assembleia Legislativa

Defensoria Pública do Amazonas comemora 35 anos com exposição na Assembleia Legislativa

A exposição itinerante “Defensoria Pública do Amazonas – 35 anos: História, Lutas e Transformações” está aberta ao público no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus. A mostra fica em cartaz no local até quarta-feira (13/08).

A mostra faz parte das comemorações pelos 35 anos DPE-AM, ocorrido em março. Em seis totens ilustrativos, os visitantes são guiados a acompanharem a trajetória da instituição — desde sua fundação, em 1990, até os dias atuais. Ao longo do percurso, é possível compreender o surgimento da Defensoria Pública, sua missão em defesa dos mais vulneráveis e o processo de fortalecimento institucional ao longo das décadas.

As estruturas apresentam fotografias históricas e textos explicativos que relembram as primeiras nomeações de defensores, a expansão para o interior do Estado, a implantação de sedes e a criação de projetos emblemáticos que levaram cidadania a todos os cantos do Amazonas, além de demonstrar como vidas foram mudadas a partir da intervenção da instituição.

A exposição conta ainda com uma mesa repleta de itens históricos que ajudam a compreender como a Defensoria se formou.

A mostra, que antes estava no hall da sede administrativa da instituição, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, vem ajudando a população a entender a função da DPE-AM.

O barbeiro de 25 anos, Anderson Caetano, que viu a exposição pela primeira vez ficou surpreso ao descobrir como a Defensoria conquistou a autonomia financeira, institucional e administrativa.

“Eu não sabia exatamente que a Defensoria era independente. Eu achava que era do Governo e hoje eu descobri que é uma instituição à parte e isso pode me ajudar. Não só eu, mas quem precisa”, relatou.

Haroldo Bruno, de 64 anos, também contemplou a exposição e teve acesso a novas informações que não tinha. Professor da rede pública, ele comentou que difundir a história da Defensoria é importante para que todos possam saber como nasceu a instituição responsável pela defesa dos mais vulneráveis, tanto na capital quanto no interior.

“Eu moro em Coari, onde defensoria é muito atuante, com um trabalho muito louvável. Estou vendo aqui as datas, os documentos, os banners, que esclarecem muita coisa sobre a Defensoria. É muito importante levar isso até as pessoas”, afirmou. “Esse órgão leva acesso à Justiça às pessoas mais necessitadas”.

Fonte: Comunicação Social da DPEAM

Leia mais

MPAM participa de capacitação sobre acolhimento e escuta de vítimas de violência

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) participará da capacitação “Acolhimento e técnicas de entrevista para vítimas de violência”, nos dias 12 e 13 de...

TJAM regulamenta fluxo de denúncias de tortura e maus-tratos no sistema prisional do Amazonas

O Tribunal Pleno aprovou a Resolução n.º 23/2025, que regulamenta o fluxo administrativo do recebimento, processamento e monitoramento de notícias de tortura e maus-tratos...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Rede de drogarias deverá indenizar farmacêutica com gravidez de risco por descumprir recomendação médica

Uma farmacêutica de Goiânia será indenizada por danos morais após a rede de farmácias para a qual ela trabalhava...

MPAM participa de capacitação sobre acolhimento e escuta de vítimas de violência

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) participará da capacitação “Acolhimento e técnicas de entrevista para vítimas de violência”, nos...

Moraes autoriza Bolsonaro a receber Tarcísio e outros aliados em casa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas,...

TJAM regulamenta fluxo de denúncias de tortura e maus-tratos no sistema prisional do Amazonas

O Tribunal Pleno aprovou a Resolução n.º 23/2025, que regulamenta o fluxo administrativo do recebimento, processamento e monitoramento de...