Em Itamarati, Ministério Público premia alunos em concurso de redação sobre cidadania

Em Itamarati, Ministério Público premia alunos em concurso de redação sobre cidadania

Em uma ação de estímulo à educação e à cidadania, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta quinta-feira (21/11), a premiação do 1º Concurso de Redação da Promotoria de Justiça de Itamarati, voltado para alunos da rede pública de ensino. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Proteção aos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), teve como objetivo fomentar a reflexão sobre os desafios enfrentados pelo município e promover o exercício dos direitos civis entre os jovens participantes.

A cerimônia ocorreu na Escola Estadual Francidene Soares Barroso, com a presença de autoridades, incluindo o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, a diretora da escola, Máuria Nogueira de Aguiar, e o coordenador regional de educação, Adegilson Alves de Souza. Os vencedores foram premiados com uma vaga de estágio remunerado, um iPad Mini e valores em dinheiro.

Durante seu discurso, o promotor de Justiça ressaltou a importância do concurso para fomentar o olhar crítico dos estudantes sobre as questões locais e incentivar a conscientização política e cidadã. “Esse concurso foi fundamental, não só para estimular a cidadania e o interesse político dos jovens, mas também para possibilitar um diagnóstico sobre os maiores problemas da cidade, a partir da visão desse público. Isso nos ajuda a orientar nossa atuação junto ao poder executivo para a implementação de políticas públicas mais eficazes”, afirmou.

O promotor Caio Fenelon também destacou que as redações dos participantes servirão como subsídio para o MPAM no acompanhamento e na promoção de políticas públicas em Itamarati. Ele expressou entusiasmo pela iniciativa e sinalizou a intenção de expandir o projeto, realizando novos concursos em datas comemorativas, como o mês de prevenção ao suicídio e o combate à exploração sexual.

A diretora da escola e o coordenador regional de educação também fizeram uso da palavra, destacando a importância da parceria com o MPAM e manifestando o desejo de que a iniciativa se torne uma atividade anual.

Ao final, foram entregues certificados aos dez primeiros colocados, e os três primeiros colocados receberam suas premiações. Os vencedores foram Beatriz Oliveira, Isabel Carioca e Ágata da Silva, cujas redações abordaram, respectivamente, os seguintes temas: “A Saúde de Itamarati e Sua Falta de Estrutura”, “Saneamento Básico” e “Melhoria da Educação no Município de Itamarati”.

O tema escolhido para o concurso — “Para você, qual é o principal problema da cidade de Itamarati e, se fosse prefeito(a), o que faria para tentar resolvê-lo?” — teve como objetivo incentivar os jovens a refletirem sobre as questões locais e a apresentarem soluções criativas para os desafios enfrentados pelo município. A competição, de caráter cultural e recreativo, buscou despertar nos estudantes o interesse pela política e o exercício de seus direitos como cidadãos.

Texto: Victor Lemos
Foto: Divulgação/MPAM

Fonte: MPAM

Leia mais

STJ mantém exclusão de candidato por falta de certidão exigida em edital de seletivo no Amazonas

A ausência de documento previsto expressamente em edital de processo seletivo simplificado justifica a eliminação do candidato, não cabendo ao Poder Judiciário flexibilizar regras...

MPAM investiga desabastecimento de medicamentos psiquiátricos na rede pública de Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova projeto que prevê o direito de escolha da pessoa idosa sobre formas de cobrança

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 2 de julho,...

Justiça decide que cliente não é responsável por danos a terceiros em carro alugado

A juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, da 15ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, absolveu uma mulher que foi...

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás, tem início mais uma edição...

Cantadas e uso obrigatório de calça legging em serviço geram indenização a frentista

Pela prática de assédio sexual, abuso do exercício do poder diretivo e coação, sentença proferida na 2ª Vara do...