Banco Central aprimora Ranking de Reclamações contra bancos e financeiras

Banco Central aprimora Ranking de Reclamações contra bancos e financeiras

O Banco Central (BC) divulgará, em 30 de julho, o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento referente ao 2° trimestre de 2024, contendo aprimoramentos em sua metodologia. As alterações visam melhorar a representatividade do índice de reclamações em relação ao total de queixas registradas no BC e promover maior eficiência na alocação de recursos pela instituição.

O Ranking de Reclamações é o instrumento que permite que cidadãos comparem as instituições financeiras e tomem decisões sobre abertura de contas e contratação de produtos e serviços. A nova metodologia permitirá acompanhamento mais preciso da evolução, ao longo dos próximos trimestres, da qualidade dos serviços prestados pelas instituições. Os cidadãos terão à sua disposição um instrumento aprimorado para a tomada de decisões e o BC terá melhores informações para seguir monitorando a conduta das instituições e fomentando um sistema financeiro eficiente.

O índice de reclamações passará a ser calculado com base na extrapolação estatística das demandas analisadas e consideradas procedentes para todo o conjunto de reclamações respondidas pelas instituições no trimestre, ainda que não analisadas pelo BC. Até o Ranking do 1° trimestre de 2024, o índice era calculado considerando apenas as reclamações efetivamente analisadas no trimestre.

A nova fórmula de cálculo acarretará, de forma geral, aumento dos índices em relação ao trimestre anterior, o que não representa, necessariamente, uma piora na prestação de serviços pelas instituições.

Nota Técnica com descrição detalhada da nova metodologia será publicada na página do Rankingopen_in_new.

Todas as reclamações registradas no BC são encaminhadas às instituições para resposta ao demandante em até 10 dias úteis. As reclamações registradas no BC são importantes subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.

Leia mais

Academia é condenada por envio excessivo de mensagens promocionais a consumidora em Manaus

O 20.º Juizado Especial Cível condenou uma academia de Manaus ao pagamento de R$ 1 mil de indenização por danos morais a uma consumidora...

Reconhecimento do erro de segurança não afasta dever de indenizar por abordagem vexatória

O 9.º Juizado Especial Cível condenou um supermercado de Manaus a pagar R$ 6 mil por danos morais a uma consumidora que foi constrangida...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Inscrições para o primeiro Enamed são prorrogadas para até 30 de julho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do período de inscrições para...

Shopping é condenado por impedir trabalhador vítima de racismo de comparecer à delegacia

Um operador de câmera de segurança do Boulevard Shopping Camaçari vai receber R$ 5.000,00 de indenização por danos morais...

Enfermeira é transferida de setor insalubre para proteger saúde da filha em amamentação

Uma enfermeira que continua amamentando a filha de forma complementar deverá ser realocada de atividades em ambiente insalubre até...

Documentos do BC mostram que bases do Pix foram lançadas em 2018

O dia 21 de dezembro de 2018 foi uma data histórica no sistema de pagamentos brasileiro. Após seis meses...