Celular Seguro em 2ª fase tem programa apresentado às operadoras Claro, Vivo ,Tim e Oi

Celular Seguro em 2ª fase tem programa apresentado às operadoras Claro, Vivo ,Tim e Oi

Brasília, 12/04/2024 – A segunda fase do programa Celular Seguro foi apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a representantes das operadoras de telefonia Claro, Vivo, Tim e Oi, em reunião na quarta-feira (10), em Brasília. O objetivo foi dirimir dúvidas sobre as melhorias adotadas a partir de abril, que já estão em vigor, e discutir incrementos para qualificar a ferramenta.

A Pasta discute questões técnicas para que todas as telefônicas passem a bloquear as linhas de aparelhos roubados, sempre que um disparo de alerta for realizado no Celular Seguro. Atualmente, quando furto, roubo ou perda são informados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já efetua o bloqueio do aparelho, por meio do IMEI, que é o código de identificação único de cada telefone.

“Nosso foco é a integração. O lançamento do Celular Seguro foi apenas o primeiro passo e, agora, com a qualificação e melhoria da ferramenta, trilharemos com mais eficiência o caminho que percorreremos para trazer mais segurança ao dia a dia do cidadão. É uma prioridade e temos a certeza de que ganhamos quando seguimos em frente ao lado de parceiros que tenham objetivos comuns ao nosso”, relatou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida.

Além da atuação em parceria para ampliar a segurança dos usuários de celulares, medidas voltadas à proteção das redes físicas das companhias também foram discutidas. O objetivo é combater o furto de cabos e de equipamentos de telefonia, que causam transtornos aos clientes, com o corte de serviços, e prejuízos às operadoras.

Segunda fase

A segunda fase do programa Celular Seguro foi construída a partir de demandas de usuários e parceiros. O resultado é a simplificação da ferramenta, com o processo de registro facilitado e a comunicação de furto, roubo ou perda mais efetivo.

Saiba mais sobre a segunda fase do programa Celular Seguro

Números

Até as 13h de quinta-feira (11), o programa Celular Seguro apresentou mais de 1,9 milhão de cadastros. Mais de 39,7 mil alertas já foram disparados pela ferramenta.

Protocolo

No encontro, o secretário-executivo também destacou que o programa Celular Seguro incorporará uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Piauí focada no rastreamento e recuperação dos aparelhos furtados ou roubados. O protocolo é capitaneado pela Polícia Civil piauiense, que tem acesso a informações de novas linhas habilitadas. Caso haja um registro de furto ou roubo no aparelho, o receptador é intimado, via whatsapp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.

Caso não tenha a nota fiscal, a pessoa terá que entregar o telefone às autoridades, que o encaminhará para os verdadeiros donos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública piauiense, no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o crime de roubo de celulares recuou 44% no estado, enquanto o furto diminuiu 18%. Já o índice de recuperação de aparelhos aumentou 139%.

Presenças

Também acompanharam a reunião o secretário-executivo adjunto do MJSP, Marivaldo Pereira; e a subsecretária de Tecnologia e Informação do MJSP, Solange Berto; e os representantes das operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi.

Fonte Planalto

Leia mais

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do nexo causal. Sentença do Juiz Charles...

Home care: Justiça afasta critérios administrativos, garante tratamento e condena a União por danos morais

A 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas determinou a manutenção definitiva do tratamento médico domiciliar integral (home care 24h) para uma...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF autoriza operação da PF contra fraudes no INSS; senador e cúpula da Previdência entram na mira

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de fraudes...

Senado aprova redução de penas do 8 de Janeiro; Lula sinaliza veto integral

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), projeto de lei que reduz as penas impostas aos condenados pelos atos...

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do...

Home care: Justiça afasta critérios administrativos, garante tratamento e condena a União por danos morais

A 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas determinou a manutenção definitiva do tratamento médico domiciliar integral...