Sem notificação ao devedor, cessionário não pode assumir ação judicial de cobrança

Sem notificação ao devedor, cessionário não pode assumir ação judicial de cobrança

A ausência de notificação do devedor sobre a cessão de crédito não impede, por si só, que o cessionário exerça atos de cobrança extrajudicial, desde que o débito esteja formalizado. Nessa seara, a notificação é recomendável, mas não constitui condição de eficácia da cessão. Entretanto, o mesmo entendimento não se aplica à cobrança judicial em curso. Quando o crédito é objeto de demanda em trâmite, a eficácia da cessão depende da prévia notificação do devedor, sem a qual eventual pedido, pelo cessionário, de substituição processual não pode ser acolhido.

Com essa razão de decidir, a Justiça negou substituição processual formulado por fundo de investimento que alegava ser cessionário de crédito executado originalmente pelo Banco Santander Brasil S/A. A negativa teve como fundamento a ausência de prova da notificação do devedor acerca da cessão, exigência prevista expressamente no artigo 290 do Código Civil.

O caso tramita em execução de cobrança, por meio de título extrajudicial decorrente de cédula de crédito bancário. No caso concreto, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios   peticionou requerendo sua habilitação como exequente, alegando cessão de crédito em seu favor.

Contudo, segundo a decisão, a documentação apresentada  não comprovava que o devedor foi notificado de forma inequívoca da cessão realizada, o que inviabiliza o pedido. “A notificação do devedor acerca da cessão de crédito é providência que se revela imperiosa por força do disposto no art. 290 do Código Civil Brasileiro”, afirmou a decisão, destacando que a ausência dessa notificação prejudica o pedido de substituição por lhe faltar sustentação jurídica.

A decisão citou, ainda, precedente do TJDFT (AGI 20140020077690), no qual se firmou que não pode ser deferida a sucessão processual quando o cessionário não comprova que o crédito em litígio foi efetivamente cedido com a devida ciência do devedor.

 Requisitos distintos na esfera extrajudicial
A exigência de notificação prévia do devedor é condição para a eficácia da cessão no âmbito judicial, especialmente para substituição do polo ativo da execução. Em contrapartida, tribunais têm admitido que, na esfera extrajudicial, a ausência dessa notificação não impede o exercício de atos como cobrança e inscrição em cadastros de inadimplentes, desde que o crédito seja legítimo e comprovado documentalmente.

Essa diferenciação reforça a importância de cuidados formais quando se busca habilitação judicial do cessionário, especialmente em execuções fundadas em contratos bancários ou títulos executivos extrajudiciais.

Processo nº 0639911-57.2015.8.04.0001

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...

Motorista de ônibus receberá hora integral por intervalo de apenas 20 minutos

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Via BH Coletivos Ltda., de Belo Horizonte (MG), a...

Policiais ligados à milícia são acusados da morte de vereador no Rio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI)...