Pacheco apresenta projeto que dá novos contornos ao procedimento de Impeachment

Pacheco apresenta projeto que dá novos contornos ao procedimento de Impeachment

O Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, apresentou nesta semana um projeto de lei que dá novos contornos ao processo de impeachment. O projeto foi criado por uma comissão de juristas e estabelece o rito do impeachment, além de definir condutas que, ao serem praticadas, podem levar o infrator, agente público, ao processo de impedimento. 

Os crimes de responsabilidade se encontram definidos no novo projeto e, segundo o Senador, ‘ampliam a segurança jurídica ao acusado e dá mais previsibilidade aos acusadores”. No projeto consta que a denúncia que visa o impeachment deverá ser obrigatoriamente apreciada dentro do prazo de 30 dias. 

Quem poderá oferecer denúncia por crime de responsabilidade? Partidos políticos com representação no Poder Legislativo, a OAB, entidade de classe ou organização sindical e os cidadãos – desde que apresentem petição que preencha os requisitos previstos. 

Quais são as autoridades que poderão responder ao processo de impeachment?

O presidente e o vice-presidente da República, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do STF, os membros do CNJ, o procurador geral da República e o advogado geral da União, os ministros dos Tribunais Superiores e do TCU, os chefes de missões diplomáticas de caráter permanente, os governadores e os vice-governadores e os secretários dos estados e do Distrito Federal. 

Podem também responder ao processo de impeachment os juízes e desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os juízes e membros do Tribunais Militares e dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal.

Membros do Ministério Público, da União ou dos Estados, também podem, segundo o projeto, responder ao processo de impeachment, desde que cometam um dos crimes de responsabilidade previstos no referido projeto.

Leia mais

TRF1 definirá pedido do Amazonas para suspender medidas de reparação à ‘orfãos da Covid’

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região vai decidir se concede ou não efeito suspensivo ao recurso interposto pelo Estado do Amazonas contra decisão...

Amazonas é condenado por não devolver bens apreendidos após arquivamento criminal

 A Justiça do Amazonas condenou o Estado a indenizar após constatar que bens apreendidos em 2018 — dois notebooks Dell e um celular LG...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF1 definirá pedido do Amazonas para suspender medidas de reparação à ‘orfãos da Covid’

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região vai decidir se concede ou não efeito suspensivo ao recurso interposto pelo...

Justiça garante pagamento de abono de permanência retroativo a servidor no Amazonas

Sentença do Juizado Especial da Fazenda Pública de Manaus condenou o Estado do Amazonas ao pagamento de R$ 15,1...

Amazonas é condenado por não devolver bens apreendidos após arquivamento criminal

 A Justiça do Amazonas condenou o Estado a indenizar após constatar que bens apreendidos em 2018 — dois notebooks...

Concessionária prova desvio de ramal de água e Justiça mantém multa contra consumidor

O Tribunal de Justiça do Amazonas manteve multa aplicada pela concessionária Águas de Manaus S/A a consumidor acusado de...