Operação Metaverso, em Roraima, impediu exploração de 18 mil m³ de madeira na Amazônia

Operação Metaverso, em Roraima, impediu exploração de 18 mil m³ de madeira na Amazônia

Boa Vista (30/10/2024) – Balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o resultado da Operação Metaverso, em Roraima, realizada para combater o desmatamento ilegal, constatou que, nos últimos 12 meses, cerca de 18 mil metros cúbicos em créditos de madeira foram bloqueados pelos agentes ambientais antes que fossem utilizados para acobertar a extração ilegal de produtos florestais.

As empresas fiscalizadas continham créditos no Sistema Nacional de Controle de Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), mas com quantidade de madeira física incompatível nos pátios, o que configura fraude. A fiscalização impediu que os créditos fraudulentos viabilizassem extração de madeira ilegal, inclusive procedente de territórios protegidos de outros estados da região da Amazônia. A operação, prevista no Plano Nacional de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama, resultou ainda na apreensão de 12 mil metros cúbicos de madeira sem documentação que comprovasse sua origem legal.

Segundo estimativa dos agentes ambientais, entre créditos excluídos e madeira ilegal apreendida, as ações adotadas pela fiscalização descapitalizam dos infratores o equivalente a 600 caminhões carregados de produtos florestais, tendo em vista que as fraudes praticadas na cadeia de produção madeireira financiam a destruição de florestas.

Os empreendimentos estarão suspensos até que atendam às exigências legais, com destinação do produto apreendido a instituições federais, estaduais e municipais que atuam com educação, segurança e infraestrutura.

Participaram da Operação Metaverso, em diferentes etapas, a Força Nacional, a Polícia Federal, o Comando Independente de Policiamento Ambiental Monte Roraima e a Polícia Rodoviária Federal, com previsão de reforço nas atuações conjuntas de combate a crimes ambientais e condução ao uso sustentável dos recursos naturais.

Leia mais

Norma interna de empresa aérea não é suficiente para impedir transporte de coelho na cabine do avião

A 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus concedeu tutela de urgência para determinar que a LATAM Linhas Aéreas viabilize o...

TJAM: cláusula que limita remoção ao transporte terrestre é abusiva; plano deve reembolsar UTI aérea

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) manteve sentença que condenou plano de saúde a reembolsar os valores gastos com UTI aérea durante a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Sancionada a lei que institui a Licença Ambiental Especial

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira (23) a Lei nº 15.300, que institui...

Norma interna de empresa aérea não é suficiente para impedir transporte de coelho na cabine do avião

A 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus concedeu tutela de urgência para determinar que a...

TJAM: cláusula que limita remoção ao transporte terrestre é abusiva; plano deve reembolsar UTI aérea

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) manteve sentença que condenou plano de saúde a reembolsar os valores gastos...

Sofrimento intenso da vítima justifica aumento de pena em homicídio de filho com TEA, diz TJSP

O TJSP reconheceu que o sofrimento físico prolongado e a extrema vulnerabilidade da vítima constituem circunstâncias judiciais desfavoráveis aptas...