Obras da nova unidade sustentável da Defensoria em Manaus chegam a 50%

Obras da nova unidade sustentável da Defensoria em Manaus chegam a 50%

O processo de expansão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) segue a todo vapor e as obras de construção da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada na rua Barroso, Centro de Manaus, chegaram a 50%. A estrutura vai proporcionar um ambiente de qualidade, com espaços internos adequados para o desenvolvimento das atividades dos defensores e servidores e ampliar o acesso aos serviços da Defensoria pela população.

“Nosso trabalho é fortalecer e consolidar o atendimento da instituição em todo o estado, como estamos fazendo. Tudo isso para que a gente possa levar um serviço de qualidade, garantindo que a população que precisa da assistência jurídica de um defensor público, tenha um local de fácil acesso onde possa buscar o seu atendimento”, afirmou o defensor público geral, Ricardo Paiva.

Mais econômica e com baixo impacto ambiental, essa será a primeira unidade de atendimento da Defensoria em contêineres na Capital, e os assistidos poderão contar com dez guichês de atendimento, sala multifuncional e estacionamento. O projeto também foi desenvolvido para garantir acessibilidade e segurança para as Pessoas com Deficiência (PcD), com banheiros exclusivos e rampas de acesso.

Para o diretor de Arquitetura e Engenharia, Telamon Firmino, o projeto foi desafiador. “Ajustar um projeto arquitetônico moderno, mas ao mesmo tempo considerando a preservação da ambiência próximo a área tombada pelo Iphan, onde estamos situados, foi um desafio superado através de um diálogo incessante e bastante proveitoso juntamente com a equipe técnica do Instituto e o resultado disso é mais um presente ao Centro Histórico: onde antes era um simples estacionamento, se tornará mais uma ‘casa do cidadão’ em breve”, comemorou Telamon.

Nesta fase, a Diretoria de Arquitetura e Engenharia (DAE) acompanha o processo de cobertura dos contêineres, instalações prediais e pavimentação do estacionamento. A previsão para finalização das obras é ainda no primeiro semestre deste ano.

Expansão da DPE-AM  

O projeto de expansão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em 2022 alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021.

Em Manaus, os novos atendimentos, somados aos retornos de assistidos e assistidas que buscaram os serviços da DPE-AM durante todo ano, superaram 340 mil atendimentos. Neste ano, a previsão é que mais uma nova unidade seja inaugurada e outras cinco sejam reformadas na Capital, para que o alcance dos atendimentos seja ainda maior.

Com informações da DPE-AM

Leia mais

Plano que exclui home care comete abuso contra usuário e deve custear tratamento, decide Justiça

É nula a cláusula contratual que exclui o custeio da internação domiciliar (home care) como alternativa à hospitalar, quando há expressa indicação médica e...

Mulher que usou CPF de homônima em promissória indenizará por bloqueio indevido no Amazonas

Quando alguém assina uma nota promissória usando o CPF de outra pessoa — ainda que tenham nomes parecidos — e esse título é utilizado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Empresa não consegue comprovar concorrência desleal de plataforma de imóveis

A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara...

Construtora deve pagar indenização por atraso em entrega de casa

Os desembargadores da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) negaram provimento aos...

TJ mantém condenação de mulher que incendiou a casa do ex-marido

A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da Vara...

TJDFT mantém condenação de banco por falha em segurança após furto de celular

A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, decisão...