Indicação de Zanin é aprovada pelo Senado e OAB parabeniza advogado

Indicação de Zanin é aprovada pelo Senado e OAB parabeniza advogado

O advogado Cristiano Zanin teve o nome aprovado pelo Senado Federal para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (21/06). O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, acompanhou a sabatina de Zanin, durante a manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

Ao todo, o jurista respondeu a perguntas na CCJ por cerca de 8 horas. A indicação foi aprovada pelo colegiado por 21 votos a 5. O pleno da Casa também chancelou o nome do advogado, no início da noite, por 58 votos a 18.

“Cristiano Zanin sempre foi um defensor do Estado Democrático de Direito, dos direitos e garantias individuais e das prerrogativas da advocacia. A OAB deseja ao novo ministro do Supremo sucesso em sua atuação no tribunal e que siga contribuindo com o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça”, afirmou Simonetti.

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ressaltou a atuação de Zanin pela efetivação do Direito de Defesa: “Zanin se notabilizou por seu trabalho pela concretização do direito de defesa e pela observância das garantias individuais e coletivas. Fazemos votos de que cumpra sua missão no Supremo, com respeito e lealdade à Constituição e às prerrogativas da advocacia”.

Aprovado pelo Senado, Cristiano Zanin fará parte de uma extensa lista de egressos da advocacia que já integraram o STF, incluindo juristas de destaque como Evandro Lins e Silva, Victor Nunes Leal e Pedro Lessa.

Biografia

Cristiano Zanin ocupará a vaga aberta no STF com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. Natural de Piracicaba (SP), graduou-se em direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mesma instituição em que concluiu especialização em Direito Processual. Lecionou Direito Civil e Direito Processual na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), em São Paulo. É um dos autores da obra Lawfare: uma introdução, que trata do uso estratégico do Direito para fins políticos, geopolíticos, militares e comerciais. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

Com informações da OAB Nacional

Leia mais

Constituição brasileira tem primeiras traduções para línguas indígenas

Os Tikuna, mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira, foram os primeiros a conhecer a versão em sua língua de trechos da Constituição Federal...

Fraude no relógio de consumo não comprovada por perícia obriga Amazonas Energia a indenizar

Decisão da Vara Cível de Manaus reforça indispensabilidade da prova técnica em cobranças de energia consideradas abusivas.  Nas ações que discutem suposta fraude ou cobrança...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Condenação de operadora de plano de saúde é mantida por recusa em cobrir exame de paciente

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) manteve a condenação de operadora de plano de...

Constituição brasileira tem primeiras traduções para línguas indígenas

Os Tikuna, mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira, foram os primeiros a conhecer a versão em sua língua...

Hotel é condenado a indenizar consumidora que recebeu quarto em condições insalubres

O juiz da 21ª Vara Cível de Brasília condenou a Macna Hotéis SPE 02 a indenizar consumidora que foi submetida...

FastShop fecha acordo com MPSP e vai pagar R$ 100 milhões em multas

Dois sócios e um diretor da empresa FastShop, envolvida em esquema de desvio de recursos públicos através de créditos de ICMS,...