Submetidos ao Tribunal do Júri nesta quarta-feira (7/5), dois homens que tentaram matar dois policiais militares em Piracicaba foram condenados a pedido do promotor Aluisio Antônio Maciel Neto. Um dos réus recebeu pena total de 22 anos de prisão pelas tentativas de homicídios e por crime de trânsito. Para o outro, responsabilizado pelos mesmos crimes e também por porte ilegal de arma, a sentença ficou em 27 anos.
Os crimes aconteceram em 13 de outubro de 2023, quando os criminosos trafegavam de moto em alta velocidade pela Avenida Armando Sales de Oliveira. O homem que estava na garupa carregava um revólver calibre 38 de uso restrito, sem autorização e em desacordo com a legislação. Ao avistarem a viatura ocupada pelas vítimas, eles aceleraram a motocicleta e atravessaram o sinal vermelho, passando a ser perseguidos pelos agentes de segurança.
Nas imediações do bairro Areião, os homens resolveram matar os policiais e, para tanto, o que conduzia a moto reduziu a velocidade, permitindo a aproximação das vítimas. O garupa atirou, mas a munição picotou e permitiu que um dos policiais disparasse duas vezes para se defender. Os réus foram atingidos, perderam o controle da motocicleta e se chocaram contra um ponto de ônibus, onde acabaram detidos em flagrante.
Acatando a tese da Promotoria, os jurados reconheceram a prática de tentativa de homicídio com as qualificadoras de motivo torpe, com perigo comum e contra profissionais da segurança pública.
Com informações do MPSP