Em reunião com a Fundação Carlos Chagas, DPE-AM planeja novos concursos públicos

Em reunião com a Fundação Carlos Chagas, DPE-AM planeja novos concursos públicos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou uma reunião nesta terça-feira (28) com representantes da Fundação Carlos Chagas (FCC), em São Paulo, para planejar a realização de dois novos concursos públicos. Esses certames têm como objetivo suprir a carência de servidores e defensores públicos no Amazonas.

Os concursos previstos abrangem, primeiramente, a contratação de servidores para a atividade meio, que envolve funções administrativas como analista de dados, analista de informática, engenheiro de TI e cargos ligados ao planejamento administrativo. Além disso, está sendo planejado um novo concurso para a contratação de Defensores Públicos.

Conforme explica o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, os certames são importantes devido à vacância em diversas diretorias da Defensoria, causada pela saída de servidores. “Temos alguns cargos com cadastro de reserva, e estamos trabalhando para nomeá-los. Contudo, há outros cargos para os quais não temos mais cadastro de reserva, e precisamos nos preparar para evitar qualquer interrupção nos serviços prestados”, explicou.

Defensores

O Defensor Público Geral explica ainda que, levando em consideração o planejamento da atual gestão para nomear, o mais rápido o possível, os candidatos aprovados no último concurso para defensor, surge a necessidade da DPE-AM de se programar para fazer um novo certame e ter defensores na expectativa de nomeação. Desde março, sete novos defensores foram nomeados.

“Como o concurso de servidor demora cerca de oito meses para ser preparado e realizado e o certame para defensor, por sua vez, demora em média um ano e meio, nós precisamos nos antecipar e fazer esse tipo de contratação o quanto antes para que o concurso transcorra com um planejamento adequado e não tenha nenhuma intercorrência que prejudique o atendimento da população no Amazonas”, observou Rafael Barbosa.

Os concursos públicos são parte de um conjunto de ações pelas quais a Defensoria Pública do Amazonas busca ampliar o acesso à Justiça para a população. A instituição tem procurado fortalecer sua atuação em todo o Estado, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso à defesa de seus direitos.

Com informações da DPEAM

Leia mais

Juiz viola o momento adequado para aplicar o ônus da dinâmica das provas e tribunal anula sentença

Age com ofensa ao contraditório e à  ampla defesa a decisão que, inadequadamente, antecipa o o julgamento da lide, por entender dispensáveis outras provas,...

2ª Turma Recursal mantém indenização de R$ 10 mil por cancelamento de voo

A Segunda Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmou condenação da LATAM Airlines por cancelamento de voo sem justificativa plausível. O...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Motorista que se envolveu em acidente com viatura do Corpo de Bombeiros deve ser indenizado

O Distrito Federal foi condenado a indenizar motorista que se envolveu em acidente com viatura do Corpo de Bombeiro...

Juiz viola o momento adequado para aplicar o ônus da dinâmica das provas e tribunal anula sentença

Age com ofensa ao contraditório e à  ampla defesa a decisão que, inadequadamente, antecipa o o julgamento da lide,...

Justiça condena INSS a conceder aposentadoria por incapacidade a mulher com problemas de saúde

A Justiça Federal condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder aposentadoria por incapacidade permanente a uma...

TJMG condena empresária por violação de direitos autorais

A 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou decisão da Comarca de Belo Horizonte...