Em julgamento de conflito TJAM fixa parâmetros para fixação de competência pela prevenção

Em julgamento de conflito TJAM fixa parâmetros para fixação de competência pela prevenção

A Corte de Justiça do Amazonas estabeleceu parâmetros dentro do contexto do processo penal quando o tema jurídico resultar de debate  em conflito de competência pela prevenção. Para tanto, devem concorrer dois ou mais juízos igualmente competentes, reputando-se prevento o órgão julgador que primeiro tenha, minimamente, praticado algum ato jurisdicional de natureza decisória. O entendimento se refere à precedência que um dos juízos tenha em relação à prática de algum ato ou medida do processo. Não servirá, para tanto, meros atos ordinatórios. A decisão sobrevém ante conflito de competência entre os juízos da 4ª e 3ª Vecute de Manaus. Foi Relator Cezar Luiz Bandiera.

A precedência a que alue à segunda parte do artigo 83 do Código de Processo Penal refere-se à prática de medida, ainda que anterior à deflagração da ação penal, de cunho eminentemente jurisdicional, característica que, se ausente, não é apta a justificar a fixação da competência por prevenção.

No caso examinado, o processo foi inicialmente distribuído ao juízo plantonista criminal, onde foi homologada a prisão em flagrante da acuada Andreza Brito Feitosa e convalidada a prisão preventiva pelo Juízo de Direito da Central de Inquéritos Policiais. Após a denúncia, os autos foram distribuídos à 3ª Vecute, onde se recebeu a denúncia. 

Ocorre que, na 3ª Vecute se detectou que os autos de prisão em flagrante teriam sido inicialmente distribuídos ao juízo da 4ª Vecute, para onde o processo foi remetido, por ser considerado prevento. Sucedeu, então, que ante essas circunstâncias, a 4ª Vecute, firmando não ter praticados atos decisórios que firmassem sua prevenção, mormente o recebimento da denúncia, já lançado no juízo suscitante. O conflito foi julgado procedente.

Processo nº 0657166-86.2019.8.04.0001.

Leia a decisão:

Processo: 0657166-86.2019.8.04.0001 – Conflito de Competência Cível, 4ª V.E.C.U.T.E. Suscitante : Juízo de Direito da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes de Manaus (4ª VECUTE).Suscitado : Juízo de Direito da 3ª Vara Especializada Em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes da Comarca de Manaus (3ª Vecute). Terceiro I : Ministério Público do Estado do Amazonas.Procurador : Rita Augusta de Vasconcellos Dias. Relator: Cezar Luiz Bandiera. Revisor: Revisor do processo Não informado CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. PREVENÇÃO. NECESSIDADE DE PRÁTICADEATO JURISDICIONAL. INTELIGÊNCIA DO ART. 83 DO CPP.1. A competência por prevenção verifica-se toda vez que, concorrendo dois ou mais juízes igualmente competentes ou comjurisdição cumulativa, um deles tiver antecedido aos outros na prática de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denúncia ou da queixa;2. A precedência a que alude à segunda parte do artigo 83 do CPP referese à prática de medida, ainda que anterior à deflagração da ação penal, de cunho eminentemente jurisdicional, característica que, se ausente, não é apta a justificar a fixação da competência por prevenção;3. CONFLITO DE COMPETÊNCIA CONHECIDO E PROVIDO.. DECISÃO: “ Complemento da última mov. publicável do acórdão Não informado”.

Leia mais

STJ concede habeas corpus a réu condenado por estupro no Amazonas por omissão em julgamento de recurso

Corte reconheceu omissão do TJAM ao deixar de analisar fundamentos da defesa em embargos de declaração, como cerceamento de testemunhas e valoração da prova....

Comprovação de requisitos legais garante posse a comprador de imóvel leiloado pela Caixa

Após enfrentar resistência dos ocupantes, comprador que comprovou todos os requisitos legais da arrematação em leilão da Caixa tem posse do imóvel garantida pela...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova alerta em bulas e embalagens sobre descarte correto de remédios

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que exige que embalagens e bulas de...

Justiça reconhece discriminação em demissão após opinião sobre conflito no Oriente Médio

A 15ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP condenou empresa de tecnologia a pagar indenização por danos morais no...

STF decide que PIS/Cofins integram base de cálculo da contribuição previdenciária sobre receita bruta

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é válida a inclusão dos valores relativos ao PIS e à Cofins...

Consumidora que pagou R$ 262 por 3 iPhones perde ação na Justiça

Uma moradora da Capital acreditou ter encontrado uma oferta irresistível: três iPhones por apenas R$ 262,35 — o equivalente...