Obras da nova unidade sustentável da Defensoria em Manaus chegam a 50%

Obras da nova unidade sustentável da Defensoria em Manaus chegam a 50%

O processo de expansão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) segue a todo vapor e as obras de construção da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada na rua Barroso, Centro de Manaus, chegaram a 50%. A estrutura vai proporcionar um ambiente de qualidade, com espaços internos adequados para o desenvolvimento das atividades dos defensores e servidores e ampliar o acesso aos serviços da Defensoria pela população.

“Nosso trabalho é fortalecer e consolidar o atendimento da instituição em todo o estado, como estamos fazendo. Tudo isso para que a gente possa levar um serviço de qualidade, garantindo que a população que precisa da assistência jurídica de um defensor público, tenha um local de fácil acesso onde possa buscar o seu atendimento”, afirmou o defensor público geral, Ricardo Paiva.

Mais econômica e com baixo impacto ambiental, essa será a primeira unidade de atendimento da Defensoria em contêineres na Capital, e os assistidos poderão contar com dez guichês de atendimento, sala multifuncional e estacionamento. O projeto também foi desenvolvido para garantir acessibilidade e segurança para as Pessoas com Deficiência (PcD), com banheiros exclusivos e rampas de acesso.

Para o diretor de Arquitetura e Engenharia, Telamon Firmino, o projeto foi desafiador. “Ajustar um projeto arquitetônico moderno, mas ao mesmo tempo considerando a preservação da ambiência próximo a área tombada pelo Iphan, onde estamos situados, foi um desafio superado através de um diálogo incessante e bastante proveitoso juntamente com a equipe técnica do Instituto e o resultado disso é mais um presente ao Centro Histórico: onde antes era um simples estacionamento, se tornará mais uma ‘casa do cidadão’ em breve”, comemorou Telamon.

Nesta fase, a Diretoria de Arquitetura e Engenharia (DAE) acompanha o processo de cobertura dos contêineres, instalações prediais e pavimentação do estacionamento. A previsão para finalização das obras é ainda no primeiro semestre deste ano.

Expansão da DPE-AM  

O projeto de expansão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em 2022 alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021.

Em Manaus, os novos atendimentos, somados aos retornos de assistidos e assistidas que buscaram os serviços da DPE-AM durante todo ano, superaram 340 mil atendimentos. Neste ano, a previsão é que mais uma nova unidade seja inaugurada e outras cinco sejam reformadas na Capital, para que o alcance dos atendimentos seja ainda maior.

Com informações da DPE-AM

Leia mais

TRE-AM encerra 2025 com Pleno de maioria feminina

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nesta sexta-feira, o calendário de sessões do Pleno de 2025 com destaque para uma composição majoritariamente...

TRE-AM reconhece fraude à cota de gênero em Benjamin Constant

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nessa sexta-feira (12/12), o calendário de sessões do Pleno de 2025 com o julgamento de uma...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

A indiferença que o Direito Penal exige examinar no caso Benício

Por João de Holanda Farias, Advogado No Direito Penal, o resultado — por mais trágico que seja — não basta...

A verdade prevaleceu, diz Moraes após retirada de sanções da Lei Magnitsky

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a retirada das sanções econômicas impostas com base...

União estável homoafetiva: STJ relativiza exigência de publicidade

Uma das exigências para o reconhecimento da união estável é que a relação seja pública, do conhecimento das outras...

STJ: Carência do Fies não pode ser estendida para médico residente que já começou a pagar as parcelas

Um estudante de medicina financiou seus estudos pelo Fies e não precisou pagar as parcelas enquanto estava na faculdade....