Servidor admitido sem concurso público tem direito a FGTS por renovação ilegal de contrato

Servidor admitido sem concurso público tem direito a FGTS por renovação ilegal de contrato

Na contratação de servidor pela Administração Pública em desconformidade com as regras constitucionais, pode e deve o Poder Judiciário proclamar a nulidade do contrato e declarar como direito do servidor o depósito de valores referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A decisão é do Desembargador Lafayette Carneiro e desatende a pedido do Estado do Amazonas, que pretendeu a reforma de sentença que determinou ao ente público que efetuasse os depósitos de FGTS requeridos por Gerson Silva que trabalhou para a Susam, no município de Maraã, na condição de temporário com renovações ilegais. 

Para o julgado, a contratação temporária do trabalhador é possível quando atenda aos casos excepcionais previstos em lei, com a prefixação do contrato de trabalho, por prazo determinado que reflita a necessidade dessa temporariedade, não tendo o Estado comprovado a necessidade da referida contratação. 

O julgado relembrou que o STF decidiu que ‘ausente a aprovação em concurso público, a contratação não gera quaisquer efeitos jurídicos validos em relação aos empregados contratados, excepcionando-se o direito ao recebimento dos salários referentes ao período já trabalhado- a fim de impedir o enriquecimento ilícito- bem como o direito ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo Garantidor por Tempo de Serviço’. 

Em matéria de direito administrativo e constitucional, deliberou-se que a contratação com a a administração pública não conforme com os artigos 37, Incisos II e IX da Constituição Federal permitem a conclusão de nulidade a ser declarada pelo Poder Judiciário, com a garantia do FGTS do servidor. 

Leia o acórdão:

Processo: 0000041-55.2017.8.04.5701 – Apelação Cível, Vara Única Fórum de Maraã. Apelante : Estado do Amazonas. Relator: Lafayette Carneiro Vieira Júnior. Revisor: Revisor do processo Não informado EMENTA – APELAÇÃO CÍVEL – DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL – CONTRATAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM DESCONFORMIDADE COM OS ARTS. 37, INCISOS II e IX DA CF – CONTRATO NULO – DIREITO AOS VALORES REFERENTES AO DEPÓSITO DO FGTS – ART. 19-A DA LEI N.º 8.036/90 – ENTENDIMENTO DO STF E DO STJ – PRESCRIÇÃO TRINTENÁRIA – MODULAÇÃO DOS EFEITOS NO ARE n.º 709.2012 – RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO – SENTENÇA MANTIDA. . DECISÃO: “ ‘EMENTA – APELAÇÃO CÍVEL – DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL – CONTRATAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM DESCONFORMIDADE COM OS ARTS. 37, INCISOS II e IX DA CF – CONTRATO NULO – DIREITO AOS VALORES REFERENTES AO DEPÓSITO DO FGTS – ART. 19-A DA LEI N.º 8.036/90 – ENTENDIMENTO DO STF E DO STJ – PRESCRIÇÃO TRINTENÁRIA – MODULAÇÃO DOS EFEITOS NO ARE n.º 709.2012 – RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO – SENTENÇA MANTIDA.

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...