FGTS futuro poderá ser utilizado para financiamento imobiliário aprova Conselho Curador

FGTS futuro poderá ser utilizado para financiamento imobiliário aprova Conselho Curador

A partir de hoje, rendimentos futuros de FGTS poderão ser utilizados para financiamento de imóvel. A proposta de permitir o uso dos rendimentos futuros do FGTS foi aprovada pelo Congresso Nacional em julho, dentro do texto da Medida Provisória que criou novas linhas de microcrédito para pessoas físicas e microempreendedores individuais, e convertida em lei em agosto. Desta forma, pessoas de baixa renda poderão ingressar no mercado de imóveis  com compras a partir do uso desse mecanismo. 

A proposta foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, na data de hoje, dia 18- terça feira e autoriza os trabalhadores a usarem recursos futuros do fundo como garantia em financiamento de imóveis. Essa proposta foi aprovada à unanimidade por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. 

A medida será limitada, em um primeiro momento, a famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.400, e caberá ao trabalhador a decisão de utilizar ou não os depósitos futuros da conta vinculada do FGTS. Em  caso de adesão, os valores ficarão bloqueados para demais movimentações, de forma que o beneficiário não poderá mais sacar tais recursos. 

Conquanto essa autorização tenha data de hoje, as instituições financeiras terão até 90 dias para a regulamentação dos procedimentos operacionais. Significa, na prática que os primeiros financiamentos só possam ocorrer posteriormente, assim projetados para o ano de 2023. 

Entende o que é o FGTS futuro: O FGTS é uma valor depositado pelo empregador em uma conta individual do trabalhador, equivalente a 8% do salário. Até então, o valor acumulado pelo empregado podia ser usado na compra da casa própria em três hipótese: 1- como entrada, 2- no pagamento de 12 parcelas (uma vez por ano, limitada a 80% do valor das prestações). 3-Na amortização do saldo devedor do contrato (uma vez a cada dois anos).

Agora, a partir de hoje, com o FGTS futuro, se faz a previsão de recursos a receber pelo trabalhador com carteira assinada. O resultado desse valor entra no cálculo da capacidade de pagamento para o financiamento do imóvel pretendido e o trabalhador terá maior facilidade na aquisição da casa própria. 

 

Leia mais

Fraude na venda do imóvel não pode ser suportada pelo comprador, ainda que sem culpa da construtora

No âmbito do direito imobiliário, a responsabilidade civil objetiva e solidária do fornecedor impõe-se quando a fraude é praticada por corretor vinculado à cadeia...

Consumidora derruba imputação de fraude em hidrômetro e será indenizada por Águas de Manaus

Sentença da 1ª Vara Cível de Manaus julgou procedente ação ajuizada por uma consumidora do Amazonas contra a concessionária Águas de Manaus,  declarando a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Ameaça de ataque à bomba leva OAB-RJ a suspender atividades

Uma ameaça de ataque à sede da seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) levou...

Indenização legal por encerramento de contrato pode beneficiar pessoa jurídica prestadora de serviço

​Ao prover recurso especial, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a indenização prevista no...

Audiência na Câmara tem críticas à atuação da ministra Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou, no dia 02 de julho, de audiência...

Governo busca pacificação institucional e reabertura de diálogo com Congresso

Em resposta à crescente crise institucional entre os Poderes da República, o governo federal intensificou, nos últimos dias, esforços...