TJAM convoca candidatos aprovados para o curso de formação inicial de juízes leigos

TJAM convoca candidatos aprovados para o curso de formação inicial de juízes leigos

A Comissão do Processo Seletivo para Juízes Leigos, no âmbito dos Juizados Especiais do Judiciário do Amazonas, divulgou a Portaria n.º 09/2025, que regulamenta o curso de formação de 23 candidatos chamados para esta fase, a ser realizado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O curso começará no dia 22/04 (terça-feira), às 13h30, com aula magna presencial no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, quando também ocorrerá a escolha das unidades em que os juízes leigos desempenharão suas atividades.

A formação será de 40 horas-aula, com uma parte teórica de 30 horas-aula e uma parte prática de dez horas-aula, conforme previsto no cronograma de aulas anexo à portaria, que informa sobre as datas de aulas de forma remota, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmam, e de atividades presenciais.

Durante a parte teórica do curso serão abordados temas como: Juizados Especiais – Noções Gerais; Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo e/ou Constitucional aplicado aos Juizados Especiais; Ética e Linguagem Simples; Jurisprudência das Turmas Recursais, Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores; Técnicas de Conciliação; Audiência de instrução; e Técnica de Sentença Aplicada ao Sistema do Juizado Especial.

E na parte prática haverá abordagem sobre a assistência a audiências dos Juizados Especiais, presenciais, virtuais ou simuladas; além de debate e estudo dirigido sobre relatórios de observação de audiências.

O Anexo I da Portaria traz a lista dos candidatos chamados detalha o cronograma da formação, incluindo o período estabelecido para o comparecimento dos candidatos ao Setor Médico do TJAM (23 a 30/04/25).

Leia mais

STF mantém liminar que destina indenizações trabalhistas ao FAT e FDD

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, na quinta-feira (16), liminar do ministro Flávio Dino que, desde agosto de 2024, limita o destino das indenizações...

Ausência de vínculo ativo impede concessão de aposentadoria especial pelo Regime Próprio, fixa TJAM

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas denegaram mandado de segurança impetrado por um ex-delegado da Polícia Civil que buscava o reconhecimento...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro cria dificuldades para ser notificado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (22) que o deputado federal Eduardo...

MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público da Itália emitiu nesta terça-feira (22) parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A...

TRT-15 reconhece assédio eleitoral e condena empresa ao pagamento de indenização

A 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reformou sentença de primeiro grau e reconheceu a...

Homem é condenado a 31 anos e 5 meses de prisão por matar a sogra e ocultar o corpo em geladeira

Leandro dos Santos Araújo foi condenado, nesta segunda (20), a 31 anos, 5 meses e 15 dias de prisão...