TJAM prepara mutirão de registro civil para indígenas em São Gabriel da Cachoeira

TJAM prepara mutirão de registro civil para indígenas em São Gabriel da Cachoeira

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos reuniu-se nesta semana com o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Velasques Saldanha e anunciou o início dos preparativos para a realização de uma ampla ação de registro civil em benefício da população indígena que reside no município.

Localizado na região do Alto Rio Negro (distante 852 quilômetros de Manaus), São Gabriel da Cachoeira tem uma população que o ultrapassa o número de 51 mil habitantes e aproximadamente 93% desta é formada por cidadãos indígenas.

A ação de expedição de registros civis que será realizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) alinha-se ao projeto da Corregedoria Nacional de Justiça intitulado “Registre-se” e deve acontecer ainda neste ano de 2025.

Especificamente em São Gabriel da Cachoeira, o mutirão deve ocorrer no Distrito de Iuaretê, onde vivem aproximadamente 5 mil indígenas.

O mutirão, no bojo do projeto nacional “Registre-se”, será realizado também em outros municípios do Amazonas e buscará combater o sub-registro, assim como o registo tardio.

A iniciativa buscará favorecer a cidadania das pessoas, outorgando a elas um direito que é assegurado pela Constituição, sendo (a Certidão de Nascimento) um documento imprescindível para que elas possam ter acesso, por exemplo, a benefícios governamentais.

“Ponto de Inclusão Digital”

Na reunião do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos com o prefeito Egmar Velasques Saldanha foram iniciadas as tratativas, também, para a instalação de um “Ponto de Inclusão Digital (PID)” em São Gabriel da Cachoeira.

Os PIDs são uma iniciativa conjunta de diversos órgãos e no Estado são viabilizados por meio de parcerias estabelecidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT/11), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM) e Prefeituras Municipais.

Nos PIDs, o cidadão tem acesso a serviços judiciais diversos, podendo participar de audiências (online), protocolar documentos e realizar atermação (peticionar processos nos Juizados Especiais).

Conforme o juiz-corregedor auxiliar, Roberto dos Santos Taketomi – que também participou da reunião com o prefeito Egmar Velasques Saldanha –, por iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o PID de São Gabriel da Cachoeira deverá disponibilizar à sociedade, também, todos os serviços relacionados a registros civis.

O mesmo PID deve agregar serviços disponibilizados pela prefeitura local, tais como o de telemedicina.

Fonte: TJAM

Leia mais

Legado de julgados: Chalub encerra carreira no TJAM com decisões de repercussão social e jurídica

A sessão plenária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizada nessa terça-feira (19/08), marcou a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, após...

Consumidor não deve pagar taxa de estacionamento por veículo com defeito, decide TJAM

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmou, em julgamento da Terceira Câmara Cível, que um comprador de veículo com defeito no motor não...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Construtora é condenada por cobrança indevida de taxa de condomínio

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve a condenação de construtora por cobrança indevida de taxas condominiais...

Justiça condena responsáveis por falha em elevador que deixou mãe e bebê presos

O 2º Juizado Especial Cível de Águas Claras condenou condomínio residencial e empresa de manutenção a pagarem, de forma solidária,...

Legado de julgados: Chalub encerra carreira no TJAM com decisões de repercussão social e jurídica

A sessão plenária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizada nessa terça-feira (19/08), marcou a aposentadoria do desembargador...

DF é condenado a indenizar paciente que sofreu queda no pós-operatório

O Distrito Federal terá que indenizar paciente que sofreu queda no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) no período...