TJ-AC condena réu a 49 anos de reclusão por duplo homicídio qualificado e corrupção de menores

TJ-AC condena réu a 49 anos de reclusão por duplo homicídio qualificado e corrupção de menores

O Tribunal do Júri da Comarca de Feijó condenou um homem, nesta quinta-feira, 6, a 49 anos, 10 meses e 12 dias de reclusão pelos homicídios qualificados de um homem e uma mulher, além da corrupção de três adolescentes envolvidos nos crimes.

A decisão do júri ocorreu após a pronúncia do acusado, proferida em maio deste ano, que reconheceu indícios suficientes de autoria e materialidade para o encaminhamento do caso a julgamento popular. Os crimes foram cometidos em maio de 2017, em área de mata no Bairro Geni Nunes, em Feijó.

De acordo com a denúncia, o condenado, juntamente com três adolescentes e outro investigado, atraiu as vítimas para uma área isolada, onde elas foram assassinadas com extrema violência, recebendo 57 golpes de arma branca. As investigações revelaram que o homicídio do homem teria sido motivado por disputa entre facções criminosas. Já a mulher foi morta para impedir que testemunhasse o crime anterior.

As qualificadoras reconhecidas pelo Conselho de Sentença incluíram motivo torpe, meio cruel, emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas e, no caso da mulher, a finalidade de assegurar a ocultação de outro delito.

Além dos homicídios, o júri reconheceu que o acusado corrompeu três adolescentes para participarem das execuções. O réu foi condenado por três crimes de corrupção de menores, com incidência da causa de aumento prevista no §2º do art. 244-B do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), uma vez que a corrupção tinha por objetivo facilitar a prática de delitos hediondos.

Na sentença lida em plenário, o juiz Robson Shelton fixou a pena definitiva em 49 anos, 10 meses e 12 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. O magistrado indeferiu o direito de recorrer em liberdade, destacando entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, que autoriza a execução imediata das condenações proferidas pelo Tribunal do Júri.

O juiz também fixou indenização mínima de R$ 10 mil aos pais de cada uma das vítimas, considerando os danos causados e o caráter pedagógico da medida. O réu está isento do pagamento de custas processuais devido à hipossuficiência econômica.

Processo nº 0001463-41.2017.8.01.0013

Com informações do TJ-AC

Leia mais

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e determinou o trancamento de ação...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a empréstimos consignados contratados por servidores...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e...

Para STJ, lei impede usucapião de imóvel situado em área de preservação permanente

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível o acolhimento de exceção de...

TJDFT mantém condenação de academia por acidente em esteira causado por falta de orientação

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação da Academia...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a...