MP apura falta de interiorização da Carteira de Pessoa Com Deficiência no Estado do Amazonas

MP apura falta de interiorização da Carteira de Pessoa Com Deficiência no Estado do Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 42ª Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência (42ª PRODHID), instaurou, no dia 15/02, um Inquérito Civil (IC) a fim de apurar a falta de interiorização do atendimento, recebimento, processamento e entrega dos pedidos de cadastro de Pessoas Com Deficiência (PCDs), para expedição da Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD) no Estado do Amazonas.
A apuração desse fato iniciou no ano de 2020, com um Procedimento Administrativo (PA), visto que a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, prevista na Lei n°241/2015, não estava sendo entregue às PCDs do Estado, o que foi justificado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com a apresentação da lista de contemplados com a carteira, sendo todos da capital amazonense.
“Começamos a investigação quando a Sejusc ainda nem confeccionava as carteiras de identificação de PCDs. Acompanhamos desde o início a implantação da Carteira de Identificação de Pessoas com Deficiência, desde o cadastro, os documentos exigidos até a entrega das carteiras”, relatou o Promotor de Justiça Vitor Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (42ª Prodhid).

No ano de 2021, porém, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) relatou a preocupação com a demora na confecção das carteiras de identificação das PCD´s e com o problema da interiorização. As Carteiras de Identificação não estavam sendo produzidas no interior do Estado. A Sejusc, por sua vez, apresentou um plano de execução para a interiorização dessas carteiras, com assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre municípios do Estado do Amazonas, mas o planejamento não foi cumprido.

“A promessa da Sejusc era cumprir o plano de interiorização da Carteira ainda em 2021, mas até o momento isso não aconteceu. A Secretaria justificou o atraso em razão da pandemia e da enchente, mas o fato é que pessoas com deficiência que residem no interior do Estado estão ainda sem o acesso a esse direito básico previsto na lei estadual”, disse o Promotor.

O Ministério Público designou reunião com a Secretaria para o mês de março deste ano, na qual será discutido um eventual Plano de Atuação de Interiorização da CIPcD para o ano de 2022.

Fonte: Asscom MPAM

Leia mais

Homem é condenado a 63 anos de prisão por matar três pessoas em “tribunal do crime” em Manaus

Um homem foi condenado a 63 anos de prisão por participar do assassinato de três jovens em Manaus. O crime aconteceu em 2018 e...

Procuradoria Jurídica e Natjus ganham espaço revitalizado e ampliado na SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu mais um passo no fortalecimento da sua estrutura administrativa, ao inaugurar, na última terça-feira (1º/07), o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça determina indenização a motorista excluído de plataforma de e-commerce

Um e-commerce deverá pagar R$ 8 mil em indenização por dano moral a um motorista que foi bloqueado no...

Empresa é responsabilizada por rescisão indireta após não depositar FGTS corretamente

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) reconheceu a rescisão indireta de ex-empregada de...

Erro em dose de medicamento infantil leva farmácia a condenação no TJDFT

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou a farmácia PR...

Motta: decisão do STF sobre IOF está em sintonia com desejo da Câmara

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu os efeitos de decretos  - do governo e...