Duas novas defensoras públicas tomam posso na DPE-AM

Duas novas defensoras públicas tomam posso na DPE-AM

Fotos: Marco Moraes/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta segunda-feira (26), a cerimônia de posse de duas novas defensoras públicas. O evento ocorreu na sede da DPE-AM, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Tomaram posse as defensoras Monalysa Helena Lima Façanha e Gabriela Carvalho Falcão.

Em discurso, o defensor público geral, Ricardo Paiva, agradeceu a presença das autoridades presentes na solenidade e falou sobre o objetivo da DPE-AM.

“A Defensoria Pública hoje tem procurado, alcançado e conseguido cada vez mais atingir seu objetivo, que é levar acesso à Justiça a quem mais precisa. A Defensoria Pública hoje está em 11 polos do interior do Estado do Amazonas, e com essas novas posses vamos

conseguir montar o Polo de Juruá e o Polo da Região Metropolitana”, disse.

Ricardo Paiva também falou da importância de garantir acesso à Justiça à população do interior do estado.

“Muitas vezes, parece que temos dois Amazonas. O Amazonas da capital e o Amazonas do interior. É só com a chegada da Defensoria que a gente vê a efetiva transformação social mudar essa realidade e garantir que nós tenhamos um único Amazonas, e que tenhamos oportunidade e igualdade para todas as pessoas, sejam elas da capital, sejam elas do interior. Essa é a nossa missão, essa é a missão que vocês, Monalysa e Gabriela, vão levar para o interior do estado do Amazonas”, completou.

A nova defensora Gabriela Carvalho iniciou o discurso de posse falando sobre esse dia tão importante na vida de ambas.

“A Defensoria é onde queremos estar, e que bom que aqui estamos, sempre foi nosso sonho, não só meu e dela, como dos meus pais e dos pais dela, e de tantas outras pessoas que nos ajudaram a estar aqui. Hoje estamos aqui alegres com esse momento tão valioso, e animadas para iniciar uma nova etapa das nossas vidas: lutar pelos diretos dos assistidos da Defensoria Pública do Amazonas”, disse emocionada.

Gabriela não deixou de relembrar toda a dedicação, motivação e horas de estudos para conseguir lograr essa nova conquista.

“Carregamos uma trajetória árdua de preparação, horas e horas de estudos, noites mal dormidas e renúncias, muitas renúncias, mas digo, sem medo de errar, que tudo valeu a pena. Com essa solenidade, somos defensoras públicas, e estamos aqui para servir a população amazonense hipossuficiente, especialmente as pessoas vulneráveis que se encontram no interior do estado. O dia a dia da Defensoria nos mostra que possivelmente seremos a única possibilidade dessas pessoas serem ouvidas e alcançarem seus diretos, por mais básicos que eles sejam.”

Estiveram presentes no evento o Subprocurador-Geral do Estado do Amazonas, Mateus Severiano da Costa, representando o Governo do Estado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro; o procurador geral de Justiça do Estado, Alberto Nascimento; a subprocuradora-Geral do Município, Maria de Lourdes Lobo da Costa, representando o prefeito de Manaus, David Almeida; e o desembargador Ari Moutinho, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)

Também compareceram o subdefensor geral, Thiago Rosas; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), defensora Melissa Credie Borborema; e o corregedor geral da Defensoria Pública do Amazonas, Marco Aurélio Martins da Silva.

“Eu gostaria de parabenizar as novas defensoras, parabenizar a Defensoria Pública, porque de fato, como já foi ressaltado aqui, tem avançado a olhos vistos, e é uma instituição que se firma cada vez mais como um centro de competência constitucional, é uma instituição que é absolutamente necessária ao estado republicano e democrático. Com muita satisfação recebi o convite e fiz questão de prestigiar a posse dessas novas profissionais e desejo a elas, assim como desejo a toda a Defensoria, todo sucesso na empreitada, que é uma das mais nobres que eu conheço”, discursou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Fonte: Asscom DPE-AM

Leia mais

STJ concede habeas corpus a réu condenado por estupro no Amazonas por omissão em julgamento de recurso

Corte reconheceu omissão do TJAM ao deixar de analisar fundamentos da defesa em embargos de declaração, como cerceamento de testemunhas e valoração da prova....

Comprovação de requisitos legais garante posse a comprador de imóvel leiloado pela Caixa

Após enfrentar resistência dos ocupantes, comprador que comprovou todos os requisitos legais da arrematação em leilão da Caixa tem posse do imóvel garantida pela...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova alerta em bulas e embalagens sobre descarte correto de remédios

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que exige que embalagens e bulas de...

Justiça reconhece discriminação em demissão após opinião sobre conflito no Oriente Médio

A 15ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP condenou empresa de tecnologia a pagar indenização por danos morais no...

STF decide que PIS/Cofins integram base de cálculo da contribuição previdenciária sobre receita bruta

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é válida a inclusão dos valores relativos ao PIS e à Cofins...

Consumidora que pagou R$ 262 por 3 iPhones perde ação na Justiça

Uma moradora da Capital acreditou ter encontrado uma oferta irresistível: três iPhones por apenas R$ 262,35 — o equivalente...