Condenados quatro acusados de roubo a joalheria

Condenados quatro acusados de roubo a joalheria

Quatro homens foram condenados a penas entre 11 e 27 anos de prisão pelo roubo a uma joalheria em Ijuí, na região Noroeste do RS, e outros crimes, ocorridos em 3/10/23. A decisão é do Juiz de Direito Eduardo Giovelli, da 1ª Vara Criminal da Comarca local.

Os fatos foram denunciados pelo Ministério Público do Estado. Objetos como bombas de chimarrão, joias, bijuterias e relógios (180 peças), além do aparelho celular de um dos proprietários da loja, foram levados durante a ação. Os bens subtraídos foram avaliados em R$14.350,00, conforme a denúncia. Três pessoas da família de donos do empreendimento estavam no local.

Na sentença, o Magistrado comentou sobre as circunstâncias do roubo, praticado mediante o uso de arma de fogo. “O argumento defensivo de que o crime foi cometido apenas em prejuízo dos idosos, e não contra eles, não se sustenta. Os proprietários da joalheria, além de serem diretamente vinculados ao patrimônio, estavam presentes no local durante a prática delitiva e foram vítimas da grave ameaça empregada pelos réus com emprego de arma e ameaças, sendo evidente que os réus tinham plena ciência de sua condição de idosos”, disse o Juiz.

“Ademais, a vulnerabilidade natural das vítimas foi um fator que, por si só, facilitou a consumação do crime, já que não havia possibilidade de resistência por parte delas”, completou.

Os réus também foram condenados pelos crimes de receptação do automóvel usado no ataque à joalheria, e adulteração de sinal identificador de veículo.  O regime inicial da pena é o fechado para todos.

Três réus com penas superiores a 20 anos, que já estavam presos, não poderão apelar em liberdade. Um quinto réu foi absolvido de todas as acusações.

Cabe recurso da decisão.

Com informações do TJ-RS

Leia mais

Em rescisão de multipropriedade, juiz do AM decide que Resort não pode reter todo o valor pago

A Justiça do Amazonas decidiu que o Salinas Exclusive Resort deve devolver 75% dos valores pagos por um comprador que pediu a rescisão do...

Justiça determina internação de adolescentes acusados de homicídio motivado por homofobia em Manaus

A Justiça do Amazonas determinou a internação provisória de dois adolescentes, primos de 16 e 17 anos, acusados de espancar até a morte Fernando...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defesa de Bolsonaro se diz surpreendida com indiciamento

A defesa de Jair Bolsonaro disse ter sido surpreendida com o indiciamento de seu cliente por crime de coação...

Em rescisão de multipropriedade, juiz do AM decide que Resort não pode reter todo o valor pago

A Justiça do Amazonas decidiu que o Salinas Exclusive Resort deve devolver 75% dos valores pagos por um comprador...

Cuidados maternos com recém-nascido no presídio podem contar para remição de pena

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que os cuidados dispensados ao filho por uma mulher...

Músico deve receber indenização por discriminação racial

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu parcial provimento ao recurso de um...