Antecipar Ministro da Defesa é ideia de aliados a Lula para atenuar relação com Militares

Antecipar Ministro da Defesa é ideia de aliados a Lula para atenuar relação com Militares

Aliados de Lula defendem e até pressionam que o presidente eleito defina o quanto antes o nome do ministro da Defesa em seu governo. Ministros do STF também assim se posicionaram. A aposta consiste que a antecipação de quem comandará a pasta seria capaz de adiantar o processo de transição na área e conter o que se está denominando de politização dos fardados. 

O raciocínio do lado petista é o de que Bolsonaro está usando as Forças Armadas , como por exemplo, antes da divulgação da Nota dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, teria ocorrido uma reunião com o presidente da República. Em referida Nota, veiculada no dia de ontem, os comandantes asseguram se dever respeitar a livre manifestação de pensamento, a liberdade de reunião, pacificamente,  e que sejam condenáveis restrições a direitos por agentes públicos.

Os manifestantes pedem um golpe militar em frente a quarteis. Embora não expliquem na Nota o que sejam ‘condenáveis eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos’, há um  recado ao Judiciário, que atinge diretamente as decisões do Ministro Alexandre de Moraes em dar tratamento de criminoso a quem é criminoso. 

Mas há uma ausência de opção clara do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, além de que essa antecipação não é consenso no PT, o partido do próximo presidente, além de que também se posicionam de que Lula não possa ficar a reboque de notas das Forças Armadas. 

Lula também declarou, recentemente, falas que não o aproximam dos militares, e até o distanciam. Lula disse que o papel das Forças Armadas nas urnas eletrônicas foi deplorável e o resultado humilhante. Lula firmou que Bolsonaro usou as Forças Armadas e fez outras insinuações, e isso em nada foi simpático no meio militar. 

 

Leia mais

Justiça condena solidariamente instituições de ensino por falha em informação a aluno

Sentença do Juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho, da Vara Cível, reconheceu que a violação ao dever de informação, núcleo essencial das relações de...

Justiça do Amazonas condena loja de móveis por falha na entrega e vícios em projeto

No contexto dos fatos, a autora narrou que sonhava em transformar sua casa num lar planejado, desenhado em detalhes. Investiu R$ 52 mil em...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Filho consegue na Justiça o ressarcimento com o translado do corpo da mãe

A 2ª Turma Recursal manteve a obrigação imposta ao ente público estadual em ressarcir um filho, pelo gasto feito...

STJ manda reabrir instrução em processo sobre fraude contra beneficiários do INSS

​Por reconhecer cerceamento de defesa, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a reabertura da fase...

Justiça condena solidariamente instituições de ensino por falha em informação a aluno

Sentença do Juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho, da Vara Cível, reconheceu que a violação ao dever de informação,...

Justiça do Amazonas condena loja de móveis por falha na entrega e vícios em projeto

No contexto dos fatos, a autora narrou que sonhava em transformar sua casa num lar planejado, desenhado em detalhes....