Acordos celebrados pela AGU colocam fim a 15 ações coletivas movidas por servidores federais no CE

Acordos celebrados pela AGU colocam fim a 15 ações coletivas movidas por servidores federais no CE

A Advocacia-Geral da União (AGU) celebrou acordos judiciais para extinguir 15 ações coletivas movidas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef-CE) para pedir a implementação e o pagamento de auxílio transporte aos servidores públicos, independentemente do meio de transporte utilizado para chegar ao serviço.

Os acordos contemplam servidores ocupantes de cargo de nível médio e auxiliar, além de aposentados e pensionistas, de 15 órgãos federais que funcionam no Estado do Ceará, e vão permitir uma economia de 10% à União sobre o valor total devido aos servidores.

O número de servidores contemplados pelos acordos e os valores envolvidos ainda serão apurados na fase de execução dos acordos, que serão operacionalizados por meio de Reclamações Pré-Processuais (RPPs). Mas a inciativa de propor a conciliação nos 15 processos já representa o maior número de demandas coletivas contra a União encerradas conjuntamente por meio da negociação realizada pelas equipes da AGU.

Paradigma

Após a assinatura dos termos pelo sindicato, os acordos foram enviados para homologação judicial. A advogada da União Hamanda L. F. Vidal de Negreiros, que atuou na negociação, ressalta que a iniciativa representa uma atuação paradigmática da AGU. “A criação de fluxo próprio ajustado entre as partes, por meio de Reclamações Pré-Processuais, é um avanço no que concerne à interlocução entre a União, o sindicato e Poder Judiciário, representando uma grande vantajosidade econômica e o esforço para dar cumprimento ao mandamento da razoável duração do processo, inclusive da atividade satisfativa, o que já traz consigo efeitos positivos de redução de custos e litígios”, assinala.

Os acordos foram celebrados ainda na fase inicial das ações e em conformidade com a Portaria PGU nº 11, de 8 de junho de 2020, que regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da União e de seus órgãos de execução, o procedimento de celebração de acordos destinados a encerrar, mediante negociação, ações judiciais ou a prevenir a propositura destas, relativamente a débitos da União. As conciliações também estão de acordo com os parâmetros do Plano Nacional de Negociação nº 8 da Procuradoria-Geral da União, que trata de negociações envolvendo o tema auxílio-transporte.

A Advocacia-Geral da União foi representada nos processos pela Coordenação-Regional de Negociação da Procuradoria-Regional da União da 5° Região (CRN5/PRU5).

Com informações da AGU

Leia mais

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e determinou o trancamento de ação...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a empréstimos consignados contratados por servidores...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e...

Para STJ, lei impede usucapião de imóvel situado em área de preservação permanente

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é possível o acolhimento de exceção de...

TJDFT mantém condenação de academia por acidente em esteira causado por falta de orientação

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação da Academia...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a...