Segurado do INSS com depressão pode ter direito a aposentadoria por invalidez

Segurado do INSS com depressão pode ter direito a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez será concedida ao segurado do INSS quando o beneficiário for considerado incapaz de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência e dependerá da verificação da condição dessa incapacidade mediante exame pericial. Lado outro, como firmou a Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura “outros aspectos relevantes devem ser considerados, tais como a condição socioeconômica profissional e cultural do segurado. Assim, embora tenha o laudo pericial concluído pela incapacidade parcial do requerente, não deve o Magistrado ficar vinculado à prova pericial, como tenha ocorrido no processo movido por Ruth Lima Contra o INSS, definiu o julgado em segunda instância.

Na ação a autora informou que recebia o auxílio-doença acidentário, em razão de estar acometida de depressão e transtornos de ansiedade que lhe incapacitavam para o trabalho. Posteriormente, o INSS cassou o benefício, motivo pelo qual foi proposta a ação contra o Instituto da Previdência, buscando o restabelecimento do pagamento. No mérito, autora pediu a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. 

Em primeiro grau, o juiz deferiu parcialmente o direito, determinando o restabelecimento do auxílio doença e limitou esse pagamento até a data da total reabilitação profissional, que deveria ser aferida por meio de perícia, para habilitação de atividade que fosse compatível com o quadro clínico da autora, mas não concedeu a aposentadoria requestada. 

O julgado concluiu ante os documentos médicos constantes nos autos que de há muito tempo a autoria não possui condições de trabalhar, fato confirmado pelo laudo do perito do juízo, porém, a perícia considerou que a autoria poderia ser reabilitada para funções administrativas. 

O julgado considerou que, diversamente, seria a hipótese de concessão da aposentadoria por invalidez, pois qualquer tentativa de inserção da autora no mercado de trabalho, na razão da doença, seria extremamente dificultosa e custosa à saúde da própria segurada, e até utópica, na razão de extremo e desnecessário sofrimento. Foi julgado procedente o pedido de aposentadoria por invalidez. 

Processo nº 0619661-95.2018.8.04.0001

Leia o acórdão:

EMENTA. APELAÇÃO CÍVEL. RECURSOS INTERPOSTOS DE FORMA RECÍPROCA. BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO.CONVERSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO EM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. DEPRESSÃO E TRANSTORNO DE ANSIEDADE. CONDIÇÕES SOCIAIS QUE CONDUZEM A IMPOSSIBILIDADE DE REINSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DO ART. 42 DA LEI N. 8213/91.RECURSO DA AUTORA CONHECIDO E PROVIDO. RECURSODA AUTARQUIA PREJUDICADO.

 

 

Leia mais

Regressão de regime de execução penal deve ser apurado mediante contraditório

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas obteve em julgamento de Agravo de Execução Penal nos autos do processo 0000153-16.2021.8.04.0000, o reconhecimento de que...

Não se conhece de recurso por nulidade de citação sem demonstração de prejuízo à defesa

Nos autos de processo no qual E.E.O. de L, usou de recurso de apelação contra decisão que decretou medidas protetivas de urgência contra sua...

Mais Lidas

Últimas

Alexandre de Moraes não vê o risco de golpe dito como pré anunciado por apoiadores de Bolsonaro

O futuro Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, teria, reservadamente, falado a assessores que não há temor...

Regressão de regime de execução penal deve ser apurado mediante contraditório

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas obteve em julgamento de Agravo de Execução Penal nos autos do processo...

Não se conhece de recurso por nulidade de citação sem demonstração de prejuízo à defesa

Nos autos de processo no qual E.E.O. de L, usou de recurso de apelação contra decisão que decretou medidas...

Não merece reforma decisão que nega acolhimento a recurso por falta de previsão legal

No bojo de investigações que foram instauradas mediante prisão em flagrante delito ante Plantão Criminal da Comarca de Coari/AM,...