DPE-AM cria projeto junto com sociedade civil voltado à população em situação de rua

DPE-AM cria projeto junto com sociedade civil voltado à população em situação de rua

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará, nos dias 2 e 3 de dezembro, a primeira edição do projeto ‘Ruas do Amazonas’, com o propósito de atuar em defesa dos direitos da população em situação de rua que vive em Manaus e no interior do estado.

O evento terá início às 8h e será realizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci)- Aparecida, localizado na rua Wilkens de Matos, S/N, no bairro Nossa Senhora Aparecida, Zona Central de Manaus.

O projeto busca organizar este público, identificar e estreitar relações com as organizações da sociedade civil que atuam cotidianamente neste segmento e, ainda, com a Defensoria Pública, o Ministério Público e outros atores governamentais que possam se interessar.

Violência contra pessoas em situação de rua, dificuldade no acesso a documentações, ausência de políticas públicas efetivas e o tratamento recebido por este grupo perante os órgãos públicos estarão entre os temas abordados durante os dois dias de evento.

A programação contará com rodas de escuta, palestras e apresentações culturais, além de visitas em áreas de maior concentração da população em situação de rua, como a área central de Manaus. A defensora pública Stéfanie Barbosa Sobral explica que as visitas serão realizadas em conjunto com órgãos públicos convidados. “A participação destes órgãos é importante para perceber a realidade e assumir o compromisso de criar políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua”.

Segundo a defensora, o Ruas do Amazonas também tem como foco o empoderamento deste grupo com a formação de um movimento que lhe dê voz. “O foco é garantir que a população em situação de rua tenha um movimento formado e fortalecido, com seus próprios representantes para ocupar espaço e ter voz. É necessário possibilitar que eles sejam ouvidos efetivamente quando houver discussão de políticas públicas que os afetem”.

O evento contará com a participação de organizações que atuam na causa e da defensora pública de São Paulo, Fernanda Penteado Balera, que já desenvolve trabalhos direcionados à população de rua através do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da instituição.

O projeto Ruas do Amazonas terá a participação ativa de pessoas que vivenciam a árdua realidade de viver nas ruas do estado. Essas pessoas foram identificadas a partir de rodas de conversas que estão sendo promovidas semanalmente pela DPE-AM.

As atividades foram realizadas em Manaus, na Feira de Santo Antônio (Zona Oeste), na Praça da Matriz (Centro) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Zona Sul. Também foi realizada uma roda de conversa no Centro POP da cidade de Manacapuru. Até o dia do evento, ainda serão realizadas rodas de conversas no Abrigo Emergencial Gecilda Albano e na cidade de Iranduba.

Fonte: Asscom DPE-AM

 

 

Leia mais

Justiça em Coari: homem acusado injustamente de homicídio é inocentado

Isaac Nogueira Ferreira foi absolvido da acusação injusta de ter matado Francisco da Frota Filho no município de Coari, distante 373 quilômetros de Manaus....

TJAM convoca 120 candidatos para estágio em Direito

A Secretaria de Gestão de Pessoas divulgou o edital da 8.ª Convocação – SPED2024/02, da Seleção Pública para Estágio de Nível Superior em Direito...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Passageiro que teve mala extraviada deve ser indenizado por companhia aérea

A Justiça cearense concedeu a um passageiro que teve sua mala extraviada e os pertences perdidos, o direito de...

Motorista embriagado que provocou acidente de trânsito é condenado a 16 anos de prisão

Um homem acusado de provocar duas mortes no trânsito ao dirigir embriagado foi condenado em júri realizado na comarca...

Dino manda soltar empresário procurado pelo governo da Turquia

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) a soltura do empresário Mustafa Göktepe,...

Salão de beleza indenizará mulher após infecção causada por procedimento

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 2ª...